Pular para o conteúdo

Há tempos (anos) eu ficava intrigado com algumas palestras minhas que, quando salvas em PDF, ficavam enormes. Era o caso típico da pelestra sobre análise de tráfego. Em ODP ela tinha 900 KB. Quando salva em PDF, ficava com 21 MB. Um aumento absurdo!

Na semana passada, indo para Santarém/PA para palestrar no FASOL 2012, durante o voo, terminei de atualizar as minhas palestras e resolvi investigar o problema. Fui deletando slides, mexendo aqui e ali, até que cheguei na causa. Por incrível que pareça, um simples par de linhas em degradê no slide mestre provocava isso. Ao retirá-las, tudo ficava ok. Veja como era padrão dos slides:

Observe que há duas linhas em degradê: uma abaixo do título da palestra e outra acima do meu nome. Essas linhas estavam no documento mestre. O PDF final gerado foi de 21 MB. Como solução, substituí o degradê por cores sólidas. Veja:

É lógico que não ficou a mesma coisa. Mas o tamanho do PDF caiu de 21 MB para 1.2 MB. Quase 20 MB a menos!!!

Depois fiz outros testes com outros degradês em outras palestras e o resultado foi o mesmo. Agora, um último teste. Só usarei o Writer. O teste foi o seguinte (arquivo disponível aqui):

Final da história: o ODT ficou com 11 KB e o PDF com 116 KB. Assim sendo, passe a observar esse tipo de efeito, inclusive nos outros aplicativos da suíte LibreOffice.

[]s

1 comentário em “LibreOffice + degradê + PDF = arquivo gigante!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 1 =