Pular para o conteúdo

Observação importante, escrita em 15 de março de 2012: pessoal, está havendo uma certa dúvida sobre o porque desse teclado e não um compacto comercial. É porque são diferentes. Por favor, antes de tudo, leiam lá em baixo a minha resposta para o Marcos e entenderão. É uma das primeiras. Obrigado!

Adiantando o resultado final

Eis o meu tão sonhado teclado sem numpad:

A história

Há cerca de um ano, eu publiquei um post que, na verdade, pedia socorro. Por uma questão de conforto e pouca ocupação de espaço eu precisava de um teclado igual a um convencional mas sem a parte numérica. O referido post foi o Preciso de teclado similar ao convencional mas sem numpad. Esse post fez relativo sucesso. Não pelo número de comentários, mas pelo número de visitas que recebe até hoje.

Nunca encontrei o tão almejado teclado. Cheguei a escrever para uns 30 fabricantes, no mundo todo, pedindo que produzissem o teclado. Mas nada aconteceu. Na mesma época, tive a ideia de serrar um teclado mas tive um problema: ao desmontar um, descobri que a membrana interna não podia ser cortada, pois fazia parte de um conjunto. Uma opção seria dobrar por debaixo do teclado. Mas surgiu outro problema: o circuito de controle e de leds, que geralmente fica na parte direita, teria que ser dobrado para baixo do teclado e isso não daria certo. Desisti da cirurgia. E o tempo passou…

De repente, eu vi a luz…

Semana passada, quase um ano depois, andando pelo Supermercado Extra, não pude deixar de observar um teclado da marca Bright. Modelo 0014. Abaixo, uma foto dele:

Observe no topo da imagem que os leds e, consequentemente, o circuito de controle não ficam acima do numpad, como ocorre na maioria dos teclados. Eles ficam deslocados para a esquerda, um pouco acima da área que contém o Home, Delete, Page Up etc. Então, daria para serrar o numpad e dobrar a membrana com facilidade. Não pensei duas vezes. Comprei o teclado.

Algumas características do 0014:

  • USB.
  • ABNT2.
  • Um pouco duro, mas funciona bem. Estou utilizando há cerca de uma semana.
  • Convencional.
  • Barato. Ótimo para experiências.
  • Fácil de ser encontrado. Alguns locais: lojas do Extra (loja mesmo, não o site), Kalunga, microoffice, inecel, outros (procure nas imagens do Google).
  • Site do fabricante: http://www.bright.com.br.

Agora, uma foto da etiqueta que pode ser encontrada no fundo do teclado:

Serrando, colando, construindo…

Ao chegar em casa, retirei todos os parafusos e desmontei o teclado. Agora, vou começar a narrar em fotos todo o procedimento. A ideia é cortar um pouco para dentro do numpad para não danificar a área de controle (que contém os leds), exatamente na linha vermelha mostrada abaixo:

Agora, veja o passo a passo. Se precisar, clique nas figuras para ampliar.

O teclado Dell

No dia seguinte, depois de fabricado o meu teclado, fui a um outro mercado (Atacadão) e, observando os computadores dos caixas, notei que existem teclados Dell com o mesmo formato. É bem provável que o Bright seja uma cópia. Veja:

Bem, esse não é ABNT2 e a Dell não vende teclados separados de computadores no Brasil. Mas no Mercado Livre está cheio de teclados Dell  (e ABNT2). Custam de R$ 13,00 a R$ 30,00. Já comprei o meu e estou esperando chegar para fazer a experiência. Ele deve ser mais suave. Fica a dica!

Ah, existem outros teclados com esse layout. Procurando por keyboard nas imagens do Google, encontrei um Genius. Na verdade, agora eu quero um com teclas iluminadas. Que tal me ajudar a encontrar?

Este post deve gerar muitas ideias em muitas pessoas. Então, não exitem em escrever os seus comentários logo abaixo.

Espero que aproveitem este post.

[]s

Atualização em 25 mai. 2012

Mais uma opção de teclado para corte: http://www.dealextreme.com/p/mcsaite-usb-wired-105-key-keyboard-black-102cm-cable-111573.

47 comentários em “Teclado ABNT2 convencional mas sem numpad – Eu fiz o meu!”

  1. Uma vez por causa de espaço também procurei algo parecido. Porém eu adoro o pad numérico, acho um saco digitar nos números acima das letras.

    Achei um teclado que tinha o pad numérico mas não tinha a área dos botões de delete, page down, etc. Infelizmente não era muito bom, mas deve ser fácil de achar por aí.

    E Hackear deste modo para manter o pad numérico seria inviável. ABNT também não é algo fundamental para mim, basta que tenha as teclas direitinho (não esconda a / e/ou a ? como a maioria dos laptops por aqui), então algo do exterior também vale.

  2. Eustaquio Mendes Guimaraes

    Gostei Eriberto ficou bem Legal 🙂
    Vou fazer em casa, pois no meu trabalho utilizo um teclado Dell igual o da foto e Rafael, sim, o teclado é muito bom.

  3. Marcos, acho que você não entendeu a minha necessidade. Eu queria um teclado IDÊNTICO ao convencional, mas sem o numpad.

    Esses que você me mostrou não me servem. Eu até tentei. Mas perdi um pouco de produtividade. Eu queria algo com as teclas del, home, setas etc nos lugares certos. ABNT2, ENTER grande, sem modificações no layout para ser um mini. Esta minha necessidade está neste post aqui: http://eriberto.pro.br/blog/?p=274.

    É uma questão pessoal. Não me adaptei bem a teclas menores ou fora de ordem ou em posição que nos leva a teclar um home em vez de ENTER etc. Frescura mesmo, entende?

    Recentemente, achei um teclado HP mini. Dá para ver ele aqui: http://h30094.www3.hp.com/product/sku/4005598/mfg_partno/AS601AA. Mas não é ABNT2, difícil trazer para o Brasil (a Amazon tem mas não envia) etc. Ou seja: inviável. Então fabriquei. Entendeu?

    []s e obrigado pela visita!

  4. Thiago, a sua necessidade era diferente da minha. Leia a resposta que dei para o Marcos.

    Até acho que existam muitos teclados que lhe atendam. Não foi o meu caso.

    []s e obrigado pela visita!

  5. eu li um livro “como desenhar com o lado direito do cerebro”
    e me interessei pelo assunto…
    1. começei a usar o mouse com a mao esquerda
    2. um mini teclado no meio
    3. e uma mesa tablet 4×5 na mao direita.

    meu teclado é esse:
    http://www.submarino.com.br/produto/259741/21785673/mini+teclado+multimidia+-+usb+-+preto+-+clone

    realmente é o que o Eriberto falou,
    teclado mini
    é menor, é diferente, e da um certo desconforto no inicio…

    ainda nao aprendi a desenhar,
    mas isso é outra historia,
    abraços,
    gpr.

  6. Olá mestre Eriberto,

    Hackeando hardware agora?! 😉

    Algum tempo atrás eu vi o lançamento de um teclado assim como você deseja, mas não encontrei onde li isso. Fiz uma busca no mercado livre e encontrei alguns que talvez lhe interessem, só não conta para ninguém que lhe indiquei algo da Micro$oft, ok? 😉

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220907922-teclado-microsoft-wireless-arc-keyboard-ergonmico-nf-e–_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222596568-microsoft-bluetooth-mobile-keyboard-6000-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227745041-mini-teclado-usb-flexivel-abnt-dobravel-e-lavavel-_JM

    Grande abraço,

    Jean Ferri

  7. Nícolas, eu já tinha visto esse quando estava escrevendo o post. Mas ele não tem versão ABNT2. Por isso não citei. Mas, para quem não se importa com isso… Nesse caso, tem o HP que citei para o Marcos. Ele é bem recente e já vem prontinho.

    []s e obrigado!

  8. Grande Jean,

    Como você está cara? Olha, acabei de citar para o gpr.ppg.br, que tenho um Microsoft desses. Leia lá as impropriedades dele. Agora, esses de silicone, nem pensar. Já tive 3 e não funcionam direito. Um horror.

    Obrigado Jean. A sua visita é importante para mim.

    []s

  9. Cara,

    eu posso nao ter entendido direito, mas esses teclados são muito usados em caixa de loja e supermercado, e como trabalhava como suporte de software para esses segmentos, via bastante desses chamados ‘mini teclado’, pelo que sei tem até sem fio.

    vê se são desse tipo:
    http://www.toolsinformatica.com.br/ecommerce_site/produto_10008_5095_MINI-TECLADO-MULTIMIDIA-CLONE

    http://mvsinforma.lojatemporaria.com/perifericos/teclado-mouse/mini-teclado/mini-teclado-multimidia-clone.html

    https://www.google.com.br/search?q=mini+teclado&hl=pt-BR&prmd=imvns&source=lnms&ei=q4diT9GSItLOgAfD8o34Ag&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=1&ved=0CDAQ_AUoAA&biw=1366&bih=667

  10. Parabéns !o negocio é inventar ,personalizar!!eu gosto muito disso ,já fiz extensão para teclado
    ps2,só depois me disseram que ja existia pronto ,rsrsrsr,Já adaptei um benjamin no lugar do plug
    de uma extensão..fiz ventoinhas de fontes queimadas,filtro de linha com duas chaves para
    dar reset em modem e roteador…ficou muito pratico..gambiarras eletricas então…vou testar sua ideia pois tenho muitos teclados velhos ja consertei ums dez não vale à pena Mas é so
    pra exercitar a imaginaçao!!!

  11. Poxa Eriberto… cheguei atrasado, rsrs

    Realmente tinha problema de espaço e acabei optando pelo que já vem pronto. Sou programador e, apesar do grande quantidade de senhas e contas que se necessita fazer, ainda assim é possível viver sem o uso do numpad.

    Minha opção também foram os teclados que já vêm prontos porque depois de trabalhar em casa com netbook e laptop era um sacrifício chegar no trabalho e ir pro o abnt-2 “normal” da Dell. Ainda assim tive que trocar o DEL e a “/” de lugar no teclado de trabalho. Parece frescura nossa, mas ter as teclas sempre nos mesmos lugares aumenta muito a produtividade.

    Ahh e ainda aprendi que em qualquer teclado AltGr+Q = / e AltGr+W= ? rsrsrs

    Abraço, valeu pelo artigo!

  12. Thadeu, obrigado pelo comentário. Essa é a ideia.

    Agora mesmo estou escrevendo a 3ª edição de um livro com mais de 700 páginas. Não é fácil usar “qualquer” teclado.

    []s!

  13. Eriberto, eu também sou “cri cri” com os teclados que uso. Me considero praticamente um colecionador, tenho uns 8, 10 mini-teclados. No meu caso, eu já não gosto dos teclados ABNT 2. Prefiro o americano (sem o Ç) e além disso, pra mim, teclado bom é o que tem o Ctrl esquerdo no canto, e não a tecla Fn! Portanto, sei como é difícil encontrarmos exatamente um de nosso gosto. Cada hora que achamos um modelo, sempre tem um detalhe, que falta ou deixa a desejar.

    E no meio dessas buscas, meu sonho de consumo passou a ser o HHKB Pro 2 preto (ou cinza) (http://pub.ne.jp/raku/image/user/1240173193.jpg). E no mesmo site que encontrei onde vende esse, tem um que é do jeito que você quer, porém não é o ABNT 2, veja: http://elitekeyboards.com/products.php?sub=leopold,tenkeyless

    Atualmente eu uso esse: http://www1.dealextreme.com/productimages/sku_44378_1.jpg

    Mas já comprei esse em FEV/12: http://rapoo.com/images/mk_wmmE9050k_otherviews01.jpg só porque é sem fio (RF de 2,4 GHz), não é bluetooth. Estou esperando chegar da DealExtreme.

    No meu caso, tive problemas inesperados com bluetooth e o mini teclado da Apple (http://i1.expansys.com/img/b/199652/apple-wireless-keyboard-for-mac-or-ipad.jpg), que ninguém menciona – você só descobre depois que gastou uma grana e usa). Como uso Linux e às vezes Windows, quando preciso trocar de sistema, tenho que desparear o teclado e pareá-lo novamente com o dongle bluetooth. E isso não é algo prático, ainda mais quando você está com pressa.

    Espero que lhe ajude a conseguir encontrar o teclado perfeito pro seu gosto. Um abraço.

  14. Jonathan, você é o rei dos teclados!!! Eu não conhecia a maioria dos que você citou.

    Bem, na década de 90 eu não queria saber de ABNT2. Depois, com o fim da reserva de mercado e a popularização do ABNT2, passei a utilizá-lo e me acostumei. Como opero em vários ambientes (casa, trabalho, salas de aula etc), é melhor que eu busque uma padronização.

    Esse da Elite que você mostrou eu já tinha visto. Mas não era ABNT2, achei muito caro e ainda teria o problema do envio. Então, desisti.

    Bem, estou MUITO satisfeito com o teclado que fabriquei (estou usando agora) e acho que com o Dell será melhor (ele ainda não chegou).

    Cara, obrigado pela sua EXCELENTE mensagem. Tenho certeza de que irá ajudar a muita gente. Por favor, continue participando e postando as suas descobertas.

    Grande abraço,

    Eriberto

  15. Olá Eriberto.

    Parabéns pela palestra da CPBR5 (Análise de tráfego), fiquei impressionado com tanta informação em um pedaço de bits 🙂

    Tinha a curiosidade de entender aquilo mas não tinha quem explicasse. Você resolveu isso.

    Quanto ao assunto teclado DELL e IBM, na Sta Efigênia vende-se aos montes ABNT e ABNT2 usados, funcionando, e bons para serem “extirpados” sem dor na consciência nem no bolso, já que são “quase” sucatas. O problema é que você mora em Brasilia não é isso?

    Paulo A. Alves

  16. Olá Paulo,

    Muito obrigado! A CPBR5 foi legal mesmo. Foi a minha primeira CPBR. Fico feliz que tenha conseguido ajudar.

    Quanto aos teclados DELL, chegou o meu que comprei no Mercado Livre. Me decepcionou um pouco. Ele deve estar um pouco velho, acho, pq as teclas arrastam um pouquinho. Também é muito alto e não recebeu bem a iluminação para teclado que uso sob a mesa. Então, vou continuar usando o Bright. Vou até comprar mais um de reserva. O IBM não conheço. Vou dar uma olhada. Sim, Brasília.

    Abração!!!

  17. Eu resolvi este tipo de problema criando um endereço nos EUA, eles recebem o produto e enviam pra mim por correio. O preço não é caro, acaba valendo a pena.

  18. Temos o mesmo problema, porém eu gostaria de uma solução pronta. Aquele teclado da hp serviria se tivesse o ABNT2 e fosse vendido aqui do Brasil. Já tem 1 ano e meio que venho procurando um teclado justamente desse jeito. Pelo jeito vou ter que esperar mais.
    Uso atualmente o mini-teclado multimídia da clone, que é até razoável, exceto quando se precisa das teclas: del, home, pgUp…

  19. Interessante isso. Nunca nem pensei em uma coisa dessas. Mas acho que não me acostumaria com um teclado absolutamente sem o numérico.

  20. hi Eriberto!

    I have a dell keyboard exactly as your photo.. yesterday I have remove the ten keys 🙂

    nice job!! the only thing I miss now is “stamp” key which I used many times for screen capturing… going to choose another one…
    bye

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + dois =