Pular para o conteúdo

Wireless sem senha: quem é o mané?Uma realidade…

Bem, creio que para muita gente não seja novidade que diversas pessoas deixam seus roteadores wireless com a configuração com a qual vieram de fábrica, ou seja, sem senha ou segurança nenhuma. Isso permite que, por exemplo, paremos o nosso carro ao lado de um prédio e comecemos a navegar na Internet. Quem é que nunca fez isso?

Quem é o mané?

Agora pense… Imagine que uma pessoa mal intencionada disponibilize um acesso wireless sem senha para a Internet e que você e um monte de outros seres humanos passem a utilizá-lo. Imagine também que essa pessoa grave todo o tráfego que passa pelo roteador wireless usando um computador acoplado ao mesmo e um tcpdump, por exemplo. Ainda, vislumbre a possibilidade desse tráfego conter as suas senhas que não estejam protegidas por sistemas com criptografia, além de dados pessoais… Tudo isso, a partir de agora, estará nas mãos de alguém que você nunca viu e nem verá… E o pior: no caso da maioria dos usuários, a senha de e-mail é a mesma da conta bancária etc.

Depois de todo esse raciocínio, responda: quem é o mané nessa história???

Bem, há tempos estou para escrever este post simples. Mas como citei esse fato em uma palestra hoje, fiquei inspirado. 🙂

Só para fechar, há a possibilidade de utilizar uma VPN para garantir que os seus dados irão trafegar com segurança. Mas, quem é que sempre tem um gateway VPN prontinho para ser utilizado???

11 comentários em “Sempre tem um mané com wireless sem senha. Basta usar!”

  1. Olá, mestre Eriberto!

    Não dá para generalizar e chamar todo mundo que se encontre em uma situação assim de “mané”. Imagine que uma pessoa laica na área wireless contrate os serviços de um técnico de informática enrolão (vigarista) e instale a rede wireless com todas as configurações padrões. Seria justo chamar a vítima de mané?

    Abraço

  2. Cara sempre pensei sobre isso. Redes de shopping eu n confio(n sei se tem fundamento mas…) imagine rede aberta. Acho que é válido quando vc tah com com algum notebook e precisa de internet pra resolver algo. Mas ultimamente n é tão fácil achar uma rede aberta.

    Uma dúvida, existe algum software gratuito que criptografe minha conexão?
    E o receio com wi-fi de shopping é infundado?

  3. Michael,

    Qualquer wireless público é perigoso. Você não sabe o que o pessoal da TI do shopping pode estar fazendo. Uma solução é utilizar uma VPN. Mas isso é uma solução mais complexa. Enfim, não é muito simples. A não ser que você esteja usando um site com https. Neste caso, pode ir em frente.

    []s

  4. Eriberto, parabéns pelo blog, virei fã.
    Fica aí o alerta para os menos informados. Todo cuidado é pouco para configurar sua rede sem fios.
    Obrigado. Robson

  5. Eriberto…

    Cara eu nunca tinha pensado por esse lado, uma otima dica muito bom mesmo.
    Sempre que fico em hotel utilizo wirelles. e como vc disse esse lance de segurança é paranóico mesmo. Nunca sabemos quem são as pessoas que estão por traz do TI e quais as suas intençoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =