Pular para o conteúdo

Bem, como muitos já devem saber, depois de cerca de 2 anos de trabalho, o Debian Squeeze foi finalmente estabilizado. A nota de lançamento, escrita por Meike Reichle, pode ser encontrada aqui.

Trata-se de uma versão moderna, cheia de pacotes (cerca de 10.000 a mais do que o Lenny, o seu antecessor) e novidades, ajustada aos mais exigentes hardwares da atualidade. São suportadas nove arquiteturas e a grande novidade são as imagens com kernel FreeBSD. Leia a nota de lançamento para maiores detalhes.

O lançamento foi cheio de mistérios e, ao mesmo tempo, extremamente interativo, sendo este um fato inédito. Cada passo que ocorria era divulgado no IRC e no Twitter oficial do Debian. O mistério era dado pelo anúncio de uma “surpresa” aos usuários. Essa surpresa já está pronta e disponível: o novo site do Debian. Tudo foi reformulado. A aparência atual é moderna e agradável.

A migração de Lenny para Squeeze

A migração de Lenny para Squeeze requer um cuidado especial. O sistema UDEV precisa do Kernel 2.6.32 para ser atualizado. Então, o referido kernel deverá ser instalado e ativado antes da migração definitiva. Siga os passos:

  • Edite o arquivo /etc/apt/sources.list e altere as palavras lenny para squeeze.
  • Execute o comando # apt-get update.
  • Execute o comando $ apt-cache search linux-image | grep meta e escolha o melhor kernel para você. Geralmente será linux-image-686 (I386-32 até 3 GB RAM), linux-image-686-bigmem (I386-32 com 4 ou mais GB RAM) ou linux-image-amd64 (I386-64).
  • Atualize seu o kernel. Exemplo: # apt-get install linux-image-amd64
  • Reinicie o computador para que o mesmo passe a utilizar o novo kernel.
  • Atualize o seu sistema com o comando # apt-get dist-upgrade.
  • Para as diversas situações e mensagens do sistemas, siga os mesmos procedimentos utilizados na migração de Etch para Lenny, descritos neste artigo no meu Wiki.
  • Pronto! Bem vindo ao Squeeze!!!

The next step…

Bem, é isso. Parabéns Squeeze! Seja bem vindo. Agora, começa a maratona Wheezy, que é o testing atual. Veja algo sobre ele neste post.

Para fechar, tenho muito orgulho de manter alguns pacotes no Debian. Veja-os aqui. É um pouquinho de mim dentro desse maravilhoso sistema operacional. Puro amor. Horas de dedicação de forma gratuita. Já pensou em fazer o mesmo???

“Debian: o maior projeto de Software Livre do planeta!”

Obs: este é o meu post número 100!

16 comentários em “Debian Squeeze foi estabilizado nesta madrugada… Migrando!!!”

  1. Eriberto,

    sugiro incluir um cuidado que costumo tomar e acredito ajudar bastante na migração:

    1. Atualizar o lenny
    – aptitude update
    – aptitude safe-upgrade
    – aptitude full-upgrade (se necessário)

    2. dai sim mudar o sources.list e iniciar a migração.

    []’s
    kretcheu

  2. Eu atualizei o meu apartir do antiX que é baseado no debian testing , funcionou de boa ,so algumas coisas tiver que sanar , como o pen drive que não montava , coisas simples nada como uma modificação no /etc/fstab e um mount .
    Agora removi o kernel antigo do antiX que era o 2.6.32 , e instalei o 2.6.37 liquorix ate agora esta funcionando de boa.

    abraços

  3. Bom dia pessoal , passando so para complementar meu post, tinha feito aqueles procedimentos acima e instalei o kernel 2..6.7 liquorix que seria um kernel otimizado , so que com o tempo , minha maquina apresentou problemas , os modulos do kernel nao carregavam adequadamente, apresentava um bug do kernel , sendo assim voltei para o kernel original que eu usava 2.6.32 assim voltou tudo ao normal.

  4. Boa noite , Eriberto gostaria de perguntar para voce qual é os procedimentos para entrar no time debian forense ?desde ja agradeço retorno .
    abraços

  5. Caro eriberto como você muito fã do Debian, pela sua simplicidade e facilidade de lidar com a instalação de pacotes. Deixa tirar uma dúvida no meu repositorio interno aqui na escola preciso alterar alguma coisa para receber os pacotes do debian squeeze, pois quando fiz a configuração não coloquei o nome do sistema mas sim stable. Parabéns pelos seus post tem ajudado muito a melhorar minha aula.
    Fiz seu experimento de invasão monitorada já tenho bastante arquivos com dump de memória, depois vou disponibiliza-los, só que ao inves de uma máquina virtual fiz com um pc com 128Mb de memória, fica ligado direto. Preciso é começar a escrever sobre o projeto.
    Um ele com meus alunos para aulas de invasão e analise de servidor, pelo menos assim não corro o risco deles invadirem algum servidor de terceiro e causar algum dano.

  6. Olá Cleiton,

    O time de forense lida com empacotamento e procedimentos de forense. Os seus sites são:

    https://alioth.debian.org/projects/forensics/
    http://forensics.alioth.debian.org/

    Bem, você deverá apontar algo na Internet que comprove o seu trabalho e também empacotar algo ligado à forense. Depois disso, poderei indicá-lo para o grupo.

    Tem um módulo muito interessante, que é o fmem. Seria um bom pacote. Mas há outras ferramentas que precisam ser empacotadas. A relação está aqui: http://wiki.debian.org/DebianForensics/TODO. Poderei revisar o seu pacote antes de você submetê-lo ao grupo (utilize http://mentors.debian.net para disponibilizar o pacote pronto).

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =