Pular para o conteúdo

Ontem, depois de muito tempo, resolvi utilizar o Internet Banking do Banco do Brasil. Eu já tinha notado, em outra oportunidade, que o mesmo não estava funcionando no Debian Squeeze com Java 6 e Firefox (Icewasel). Como eu estava sem tempo e pensei que o problema pudesse ser temporário, como já ocorrera antes, resolvi deixar de lado. Mas, ontem, para minha surpresa, o mesmo problema. Assim, ativei o console Java para me mostrar erros e confirmei que o problema era no Java mesmo.

Procurando por bugs no BTS, encontrei o bug report #560044. Nesse bug report, o Heikki Henriksen narra que o pacote netbase introduziu o arquivo de configuração /etc/sysctl.d/bindv6only, que estabelece uma determinada configuração IPv6 para Java (a abertura ou não de dois sockets para operar IPv4 e IPv6). Com isso, alguns sites, como o do Banco do Brasil irão parar de responder, caso haja dois sockets diferentes habilitados. Não sou programador mas creio que isso se dê por causa da tentativa de conexão inicial por um socket, seguido da mudança de socket para se adequar ao IPv4. Se alguém souber algo sobre isso, por favor confirme.

A solução:

  1. Edite o arquivo /etc/sysctl.d/bindv6only e altere o valor de net.ipv6.bindv6only de 1 para 0.
  2. Reiniciar o procps para que o sysctl seja lido novamente. Para isso: # /etc/init.d/procps restart.
  3. Reiniciar o Firefox (Iceweasel).
  4. Acesse novamente o site desejado.

12 comentários em “Acessando o Banco do Brasil no Debian Squeeze”

  1. Grande mestre Eriberto, graças a sua ajuda até que enfim consegui acessar o BB. [OFF] E sua 3ª Ed. do Descobrindo o Linux como anda? estava torcendo para que saísse antes do FISL deste ano. O Sr. irá palestrar nesta edição (fora a plenária Debian)? Suas palestras sempre são verdadeiras aulas. Não vejo a hora de participar de algum curso ministrado por você, na edição passada não pude comparecer no de empacotamento.

    Um grande Abraço.

  2. Olá Thiago!

    Obrigado! Bem, sobre o Descobrindo o Linux, os trabalhos estão parados por motivos pessoais. Mas voltarei a trabalhar firme daqui a 2 semanas, de forma a tentar entregar tudo para a editora até agosto.

    Tenho duas palestras submetidas ao FISL. Vamos esperar para ver se uma delas será aprovada.

    Um grande abraço!

  3. Ola no meu debian não aparece a pasta bindv6only tem o diretorio /etc/sysctl.d/ mas não tem esse arquivo eu instalei o sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin.

  4. Eriberto, (ou alguém que deseje me responder – grato antecipadamente). Não consegui usar a solução aqui apontada para accesso à página do BB porque não tenho o arquivo bindv6only neste diretório. Mas estou usando Ubuntu 10.04 e instalei o Java
    do sistema. Grato por uma saída. Tarcisio tarcisio @ member . ams . org

  5. Não consegui utilizar o Banco do Brasil após atualizar meu sistema para o Debian Jessie (kernel 3.12.1) e instalar a última versão do Java 7.51. Após ler alguns posts relacionados, fiz o teste carregando o sistema com um kernel mais antigo 3.5.1, e o acesso foi normal. Para não ser obrigado a utilizar uma versão antiga do kernel, segui outras orientações e instalei a versão estável mais atual do kernel linux (3.13.5), baixado diretamente de https://www.kernel.org/ , e, para instalá-la, utilizei os passos ensinados em http://easytricksportal.blogspot.com.br/2014/02/how-to-installupgrade-linux-kernel-3135.html#.UxZG4K2j4-4 (método 2; utilizando as configurações prévias com o comando make oldconfig. Não deixe de dar o comando make clean ,antes de dar make!). Pelo que descobri, parece haver uma incompatibilidade entre o kernel fornecido pelos pacotes debian, o módulo de segurança do BB e o java 7.51. Utilizando um kernel obtido diretamente do repositório kernel.org o problema desaparece. Usuários de outras distros (p.ex. Ubuntu) parece que estão livres desta incompatibilidade.

  6. Olá,

    Fábio Mendes matou a charada.
    Usava o java da Oracle e acessava sem problemas. Antigamente no Ubuntu também.
    No Debian 7 não consegui acessar de jeito nenhum.
    Então…numa tarde chuvosa aqui em Floripa, resolvi compilar um kernel pra passar o tempo : D
    Baixei a última versão (hoje é 3.15.1) e compilei.
    Instalei o java da Oracle e funcionou redondo.
    Impressionante que o kernel do backports (hoje é 3.14.0) também não funciona.
    Muito estranho isso. Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

    Até!

    Sérgio Abrantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =