Pular para o conteúdo

Pessoal,

Ontem, no fim da tarde, foi lançado o HLBR 1.7 (SourceForge). Hoje, ele já entrou no unstable (Debian). Se quiser acompanhá-lo no Debian, veja o PTS.

Essa versão corrige um erro que fazia com que o HLBR congelasse ou morresse em algumas máquinas. O Pedro Arthur Jedi, que atualmente é o mais dedicado mantenedor do código do HLBR, trabalhou muito em cima deste problema. Eu também corrigi algumas falhas de instalação e inicialização apontadas no sistema de bugs do Debian.

Bem, sugerimos a quem usa o HLBR que atualize as suas versões para a 1.7. Esta vesão foi testada por mim no Debian Squeeze (testing atual) e pelo Pedro no Slackware 13.

Finalizando, para quem não sabe, o HLBR (Hogwash Light BR) é um IPS (Intrusion Prevention System) que atua como bridge, compondo sistemas de firewall e evitando alguns tipos de ataques às redes. Para entender mais sobre isto, você pode ler este artigo sobre sistemas de firewall e este sobre o HLBR. Cabe ressaltar que as regras do HLBR podem utilizar expressões regulares Perl (libpcre), o que amplia bastante o seu poder de detecção.

————————

TWITTER: para saber sobre os meus livros e outras novidades, me siga em http://twitter.com/eribertomota. Prometo que serão mensagens esporádicas. Não pretendo anunciar cada soluço meu. 🙂

2 comentários em “HLBR 1.7 lançado ontem”

  1. Marcus Vinícius Rangel

    Bom dia a todos! Instalei o HLBR1.7 em uma maquina com Debian6.0 com kernel 2.6.32-5-amd64, x86_64 GNU/Linux e estou enfrentando um problema. De tempos em tempos o HLBR congela e para de repassar os pacotes. Ai tenho reinicio o HLBR e ele volta a funcionar. A maquina possui 3 placas rede, sendo duas para a bridge e uma com endereço IP da minha rede interna por onde faço o monitoramento dos logs. Estou pensando em instalar uma versão do Debian de 32bits para ver se fica mais estavel. O que acham?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − cinco =