Não gosto muito de meter o pau em órgãos federais mais sérios, como bancos por exemplo. Mas essa não vai ter jeito.
Recente, fui obrigado a transferir o meu pagamento para a Caixa Econômica, em virtude de um acordo para obter desconto em financiamento imobiliário. A minha primeira surpresa desagradável: o cartão da Caixa não tem chip, ou seja, o meu risco de clonagem é altíssimo. Segundo a atendente, em até 2 anos deverão existir cartões com chip. A segunda surpresa: a senha do cartão só tem 4 dígitos. Impressionante.
Fiz o primeiro acesso à minha conta. Cadastrei os meus dados via Internet (usuário, senha etc). Foi perguntado se eu queria realizar o acesso somente de computadores cadastrados. Cliquei em sim, pois seria algo similar ao que faz o Banco do Brasil. Hoje, ao realizar o segundo acesso, foi exibido na tela:
Liguei para o 0800 e informei o erro CM01. Depois de confirmar alguns dados, deu-se a conversa a seguir:
- Atendente: Sr., qual sistema operacional o Sr. utiliza?
- Eriberto: Linux.
- Atendente: É por isso. O erro CM01 ocorre quando o Sr. utiliza um sistema operacional e um navegador que não oferecem condições mínimas de segurança. Deseja que eu retire a restrição de acesso somente por máquinas cadastradas?
- Eriberto: Sim (irritado).
Conclusão da história: para a Caixa, seguro é Windows com Internet Explorer. Mas, para mim, por tudo que já vi, a verdade é que a Caixa não domina tecnologia de forma suficiente para prover restrição de computadores para navegação por Linux, como faz o Banco do Brasil.
É um absurdo que um banco público brasileiro se comporte dessa forma. E, além de tudo, está na contramão das diretrizes do Governo Federal quanto à implantação do Software Livre. Quem me conhece, sabe que não sou xiita. Mas esta foi uma grande decepção. Agora, tenho até medo do que possa acontecer com o meu pagamento nesse banco…
Banco do Brasil não é tão melhor. Eles exigem um monte de bobagens pra computadores normais, mas iPhone pode sem ser cadastrado, o que torna boa parte das ‘medidas’ ridículas inefetivas. Eu mesmo uso no meu computador normal, simulando o User-Agent do Safari do iPhone =P. E, cá pra nós, aquele teclado virtual é ridículo. Além de me obrigar a ter Java, quando estou em público acho muito mais difícil esconder das pessoas o que estou clicando com o mouse do que o que estou digitando no teclado.
Como sempre babação de ovo com dispositivos da moda e falta de noção sobre o que realmente é seguro falam mais alto.
Kov, mesmo assim prefiro o BB e o Bradesco. Estão muito à frente. Podem ter alguma “bobagem” mas possuem mais segurança.
Também aconteceu comigo isso.
O problema, nesse caso, pode nem ser do órgão em si, mas do cara que toma essas decisões, que pode não ter o conhecimento adequado (cargo público é ruim por isso).
Eu não tenho Itaú, mas meu pai tem. Pelo que vejo ele tem sim um esquema de segurança parecido e ainda usa o pin.
[]s
Lucas Arruda
Cleiver, concordo. Mas independente do motivo, a instituição presta um serviço que é insatisfatório para mim. Entende o meu ponto de vista?
Entendo sim… e concordo contigo… é o tipo de coisa que não devia depender da opinião de um gestor interno e sim do que é consolidado no mercado.
Linux inseguro? A CAIXA viajou… Entra no site do governo Federal e manda o link desse post para Casa Civil e vamos ver o que acontece….
Opa,
Uso a CEF há algum tempo, no gnu/linux sem problemas. Eles inclusivem tem uma extensão para o firefox, para tornar a navegação mais segura.
Quando preciso acessar do windows (glup!), cadastro o computador apenas para aquela seção, e automaticamente instala a extensão.
Mas em termos de homebanking, a caixa me deixa a desejar. Dos que vi, o do itaú é bem melhor, e o do banco do brasil ruim.
Abraços!
Comigo também aconteceu o mesmo “causo” do amigo, porém liguei no 0800 da Caixa e solicitei o desbloqueio, agora uso normal meu home banking da Caixa, eu ainda disse para o atendente que eu me sentia mais seguro acessando pelo Linux ao invés do “Ruwindows”. Tem o teclado virtual e tudo, eu acho que fazem isso só pra tirar o deles da reta caso haja algum problema…
Não é só com linux, tenho o Windows 7 instalado aqui e da o mesmo problema. Quando o Internet Banking da Caixa foi lançado era muito bom, mas hj, não é a mesma coisa. Tenho o openSuse em outro pc, quem sabe funcione. huahauhau
Caro Eriberto,
Como você bem sabe sou empregado da CEF e trabalho na área de TI da empresa.
Entretanto não estou postando aqui para defender o que é errado e sim para oferecer algumas informações que não são passadas corretamente aos clientes.
Eriberto:
“o cartão da Caixa não tem chip, ou seja, o meu risco de clonagem é altíssimo. Segundo a atendente, em até 2 anos deverão existir cartões com chip.”
Patriota:
Realmente a CEF só adotou os cartões com chip há pouco tempo, já existem alguns em circulação e a tendência é todos sejam substituídos o mais breve possível. (o meu cartão ainda não tem chip).
Eriberto:
“A segunda surpresa: a senha do cartão só tem 4 dígitos. Impressionante.”
Patriota:
Também é verdade. Entretanto, a exemplo do próprio BB também é cadastrada uma contra-senha de 3 letras para o cliente.
Eriberto:
“Conclusão da história: para a Caixa, seguro é Windows com Internet Explorer. Mas, para mim, por tudo que já vi, a verdade é que a Caixa não domina tecnologia de forma suficiente para prover restrição de computadores para navegação por Linux, como faz o Banco do Brasil.”
Patriota:
Desde o início da informatização da CEF, sua ligação com a Microsoft (Windows) foi muito forte, mas isso vem mudando de forma gradativa e planejada tanto para os 83.000 empregados (concursados) quanto para seus clientes. O domínio de tecnologia não é algo que acontece a curto prazo quando uma empresa de grande porte resolve internalizar conhecimento sem a dependência de empresas terceirizadas prestadoras de serviço.
Eriberto:
“É um absurdo que um banco público brasileiro se comporte dessa forma. E, além de tudo, está na contramão das diretrizes do Governo Federal quanto à implantação do Software Livre.”
Patriota:
Sou obrigado a discordar dessa afirmação, pois desde que cheguei à Brasília (2007) estou trabalhando diretamente em projetos de Software Livre na CEF, dentre os quais posso destacar a Estação Livre (sistema operacional baseado em Debian que será instalado em todas as estações de trabalho da empresa, com inicio do piloto já em 2010).
Eriberto:
“Quem me conhece, sabe que não sou xiita. Mas esta foi uma grande decepção. Agora, tenho até medo do que possa acontecer com o meu pagamento nesse banco…”
Patriota:
Tive oportunidade de conviver com você durante os quase 2 anos da pós-graduação que cursei e na qual fui seu aluno e tenho conhecimento do seu raciocínio rápido e equilibrado. Compreendo a afirmação sobre o medo do que possa acontecer com o seu pagamento, pois diante de uma situação adversa, a nossa reação tende a ser mais forte (basta ver o meu post sobre o DETRAN-DF http://www.rodrigopatriota.com/?p=41).
Só para registro, seguem algumas informações sobre TI que não são noticiadas na grande mídia da TV ou em jornais e revistas:
Alguns dos projetos 100% concluídos
– A CEF já instalou o Debian em mais de 22.000 caixas eletrônicos (100% da rede).
– O serviço de música em espera é baseado em Linux Suse.
– Todas as estações de trabalho (mesmo windows) já possuem Firefox e BRoffice.org.
– Os servidores de Impressão (projeto Curupira) são Linux Debian.
– Servidor de mensagens instantâneas (via protocolo xmpp) E-jabberd.
Alguns em fase de implementação
– Substituição do serviço de diretório AD (Microsoft) por OpenLdap para gerenciar uma base com algo entorno de 120.000 usuários (concursados, estagiários, etc).
– Migração do serviço de correio eletrônico para Expresso.
– Migração do Windows para distribuição baseada em debian nas estações de trabalho dos empregados.
Ressalto que a minha intenção nesse post não é ofender, mas apenas divulgar informações que quase ninguém sabe. Sei também que uma primeira impressão ruim é muito difícil de ser apagada, mas espero que na medida em que a CEF melhore seus serviços, a sua satisfação aumente e que você seja cliente deste banco não porque é obrigado e sim por confiar e respeitar a instituição.
desculpe o tamanho do post 🙂
Obrigado Rodrigo.
É bom saber que existe uma luz no fim do túnel. E entendi perfeitamente o seu intuito com o seu post. Parabéns. Mas, ainda continuo com receio, pois a tecnologia não mudou. As coisas continuam iguais. Torço para que tudo o que você disse ocorra logo para podermos sair dessa situação.
Um grande abraço!
o interessante é que sistema de 64 bits / tanto windows ( vista e 7 ) quanto linux , tambem apresenta este mesmo erro ( CM01) , a unica solução que tive foi instalar no linux o IE4linux 🙁 que curiosamente consigo acesso
Ortega,
Tem coisas que não dá para entender. Eu não sei qual é a da Caixa. E um camarada de lá (Jair Silva) mandou um comentário absurdo e cheio de erros, que eu não aprovei, dizendo que eu tinha que apoiar o Software Livre e entender o esforço da Caixa na migração. E tentou me ofender ou chatear, sei lá, dizendo que me digo defensor do software mas faço propaganda da Apple. Só por causa do tema do blog. É mole? Mas ele publicou a mesma mensagem na Internet e levou chumbo da comunidade. Procure no Google por “desagravo ao blog do Eriberto”.
O que o Sr Jair e a Caixa têm que entender é que, neste momento, não sou técnico, autor, professor, palestrante ou sei lá o que. Sou apenas um usuário, tentando usar um serviço (que não é multiplataforma neste momento). Pouco me importa se do outro lado é Linux, Windows, MS-DOS etc. Eu quero é disponibilidade, segurança e multiplataforma. E, por várias ocasiões e motivos, não encontro nenhum dos três por lá.
Bem, esse é o meu caso e o meu ponto de vista. Não quero atacar a Caixa ou brigar. Quero serviço funcionando corretamente. E não adianta vir contra mim e manter um serviço ruim. Os fatos sempre falarão mais alto.
Eu uso o Firefox, tanto na Caixa, quanto no BB, e nunca tive problema!
E meus computadores são restritos a 1 de casa e 1 do trabalho.
Acabei parando neste blog procurando se a Caixa tinha algum App para iPhone (vã esperança) e achei a discussão interessante.
O comentário do Patriota é particularmente completo, mas não pude deixar de notar que a maioria dos projetos envolvendo software livre dentro da Caixa que ele citou são para “consumo interno”, ou de certa forma não relacionados aos problemas que o Eriberto delineou. O fato é que a interface do website da Caixa eh Internet Explorer-friendly e unfriendly para todo o resto. Sou cliente da Caixa e do Itaú, e não há comparação entre os níveis de equilíbrio que os bancos conseguiram atingir entre segurança no acesso e praticidade de uso. Em termos bem básicos, o Itaú atingiu. A Caixa não.
Não deixo de aplaudir as iniciativas internas da Caixa, pois honestamente acho que são sinais de que a mentalidade e paradigmas internos estão mudando. Mas hoje, neste exato momento, não dá pra defender aquela interface atual do website e suas peculiaridades sem soar meio sem argumentos.
Pois é. É necessário entender que o consumidor precisa de serviço funcionando e não quer saber se é Windows, Unix ou uma linda migração para Software Livre. Neste caso, o lindo não está atendendo à razão de um banco existir: os correntistas.
Acredito que a Caixa deva estar migrando para software livre, mas internamente, porque, para o público, ainda temos entraves:
1 – tive o mesmo problema que o Eriberto no momento de cadastrar o homebanking, usando o Ubuntu. O Atendente do 0800 da CEF teve me “advertiu” que eu, ao adotar o Linux ao invés do Windows, estaria entrando para uma área não segura, por não atender à restrição de acesso somente por máquinas cadastradas;
2 – Ultimamente, ao usar a Ouvidoria para fazer uma reclamação normal de correntista, depois de responder a várias caixas de diálogo, ao encerrar o serviço sempre dava erro e aparecia uma advertência de que a mensagem não tinha sido enviada. Depois de tentar três vezes, desisti. Fui a um computador com o windows e a mensagem foi enviada sem problemas.
Conclusão: o sistema da Ouvidoria da CEF não funciona com o Ubuntu (Linux).
Uso serviços da Caixa por necessidade.
E são péssimos serviços.
Tanto na plataforma de auto-serviços, na interface digital, cartões, etc..
Opinião do usuário.
Trabalho no Help desk Caixa
Esse erro e retornado ao cliente .
quando o mesmo nao utilizar sistemas operacionais ou navegardores que nao atendão as caracteristica de instalação da ferramenta de segurança que auxiliar o seu acesso ao IBC.
mesmo retirando essa opção do seu cadastro seu acesso ainda continua 100% seguro.
Padrão IBC (não ocorre o erro CM01) . Sistemas Windows , Navegardores IE 6.0 ou superior e Mozila Firefiox.
A senha de 4 dígitos é a senha do cartão, porém para acesso à conta no caixas eletrônicos se faz necessários além desta senha, a senha de 3 letras e em alguns casos a data de nascimento do titular do cartão, para acesso ao internet banking se faz necessário o cadastramento de um usuário e senha ambos com no mínimo 8 dígitos alfanúmericos, com este acesso o cliente só pode consultar a conta, para efetivar débitos na mesma uma assinatura eletrônica se faz necessária, esta de 6 dígitos, com todos esses mecanismos a CEF atende os requisitos de segurança solicitados pelo Acordo de Basiléia e pela legislação em vigor. É bom ressaltar que a CEF é um dos bancos com menor número de reclamações/contestações por fraude na internet. No entanto, como empregado CEF, reconheço que a empresa ainda tem muito a crescer, porém o fato de a CEF ser uma empresa 100% pública, dependendo assim de licitação (e aprovação do Ministério do Planejamento) para toda e qualquer aquisição/investimento as mudanças são mais lentas…atualmente os gerentes possuem cartões com chip que estão em projeto piloto e os empregados acessam suas contas com certificação digital também como forma experimental. Os ATMs (caixas eletrônicos) rodam em Linux e agora são geridos diretamente pela CEF, antes por empresa licitante. A CEF possui grandes desafios no que tange tecnologia, novos sistemas estão sendo instalados, outros desativados e atualizações com melhorias são constantes, um novo modelo de atendimento está sendo implementado nas agências, todas estarão inclusas no mesmo até o fim do 1º semestre de 2011, nesse modelo o atendimento ágil e eficiente é o foco, para tanto mudanças sistêmicas estão ocorrendo, em breve o IBC estará com novas funcionalidades, bem como será personalizável. Qualquer dificuldade para acessar o IBC entre em contato com o Help Desk Caixa ou com uma agência.
Citando: “É bom ressaltar que a CEF é um dos bancos com menor número de reclamações/contestações por fraude na internet.”.
Ok Laion. Mas é a maior número de incidência de clonagem de cartões. Isso não resolve o problema do usuário nesse quesito.
[]s!
Eu tenho conta na CEF e sinto o mesmo problema. Minha esposa tem escolinha infantil e usa o sistema da CEF para cobrança que infelizmente só roda em Windows. Acho interessante que a TI da CEF não tenha capacidade em melhorar isso. Uma pena.
Um absurdo, tenho conta e cartão de crédito da caixa e não vejo muita segurança no seu sistema, por isso evito fazer transações pela internet. Para mim o internet banking mais seguro que existe é o do Banrisul, pois você acessa a conta pelo cartão com chip da conta. Acho que nenhum outro banco possui este sistema que pelo visto é o mais seguro. No Brasil o consumidor não é respeitado, salvo algumas exceções.
Entre os bancos citados neste blog, a Caixa Economica Federal é QUE POSSUI A MENOR TAXAS DE JUROS (cheque especial, emprestimos pessoais e cartões de crédito) e é ISSO QUE INTERESSA, o resto é pura bobagem. Tenho conta correntno bradesco (conta preferencial) e na CAIXA tenho conta corrente tambem especial, e com toda certeza prefiro A CONTA CORRENTE DA CAIXA. Inclusive vou encerrar a do bradesco e ficar somente com a da CAIXA.
É, amigos, se compararmos a Caixa a algum banco privado, gritante será a diferença.
O atendimento é uma porcaria (em Fortaleza, na Av. Dom Luís). Pra se ter uma ideia, o atendente Clécio demorou mais de duas horas pra fazer uma negociação. Há quatro dias tento falar pelo telefone mas pasmem, quatro pessoas no setor e ninguém atende. Talvez a idade já afetou a audição dos mesmo. Infelizmente os blogs não têm a força que deveriam ter, mas fica aqui a deixa.
Interessante é que o post foi publicado em out/2009, em mar/2011 quanto tentei acessar minha conta na Caixa, para o IRPF pelo Ubuntu, deu o mesmo erro. A ladainha do atendente do 0800 foi a mesma sobre a insegurança do SO usado. Ou seja, desde 2009 a Caixa não fez NADA!!!! Nem ao menos instruir os atendentes de forma mais técnica. Fiquei com receio e não fiz o desbloqueio, pois sou um mero usuário, sem conhecimentos sobre segurança. Depois de ler este post, vou já solicitar o desbloqueio.
Ah Ricardo, segundo eles, ao invés de reclamar você tem que bater palmas porque estão migrando para Software Livre…
Bata palmas!
Achei o Blog do Eriberto no Google, quando eu estava procurando sobre o seguinte assunto “CM01 + caixa”, como já perceberam estou com um problema que o Eriberto citou, Utilizo Windows 7 x64 e Firefox, venho utilizando o site da CEF sem problema nenhum (só alguns congestionamento no website, eu acho, já que fica lento quase parando), no mesmo computador sem ter formatado ou reinstalado o Windows, a única coisa que eu fiz foi atualizar o Firefox para a versão mais nova que é a Versão 4.0, daí por diante começou a aparecer o tal erro, só que entro na conta da minha esposa sem problema nenhum.
E quando eu ligo para o 0800, a linha ou da ocupada ou bipa e fica mudo.
Pois é, estou com o mesmo comentário do Ricardo.
Sou cliente da Caixa há uns 20 anos… nunca tive problemas de acesso ao home banking ou qualquer outro problema com segurança. Acesso do meu notebook, netbook, estacao do trabalho ou desktop de casa. Detesto cartao com CHIP pois muitos locais ainda nao têm maquina portatil… prefiro entregar meu cartao ao garcom, frentista, etc. Problema de seguranca é DO BANCO, nao meu. Faco minha parte, protejo minha senha ao digitar, uso teclado eletronico, etc. O dia que der algo errado o banco pagará os prejuizos. Milhares de julgados favoraveis aos clientes tribunais Brasil afora. Tenho conta no Itau tambem e a neura com a seguranca enche a paciencia. So falta a Caixa lancar um APP para o Iphone 4!!!
boa Cristian!!!
Ótimo POST, concordo plenamente.
Já fã tarde, depois posto sobre os comentários a cima, só queria deixar uma reclamação.
Uma indignação na verdade, tenho 23 anos, tenho conta na caixa desde os 10 anos.
Hoje tenho uma conta jurídica, não estou tendo problemas com a conta.
A indignação é só ela não ter uma solução para o iPhone, o app do Bradesco até lê código de barras.
Nem acessar pelo wap funciona, isso é uma vergonha pelo tamanho que é a CEF.
Eles estão no tempo da caverna ainda em relação a isso.
Acredito que pelo tamanho que a CEF tem, pela equipe que ela tem, não iria demorar nem 1 mês, pra eles desenvolveram pelo menos o acesso wap decente.
Tenho iphone4 e pelo Safari consegui acessar normalmente o internetmovel.caixa.gov.br. Instalei os certificados ICP e os da Caixa, e tudo foi ok. Já acesso pela url internetbanking.caixa.gov.br aparece o erro do CM01.
O layout é um simples pelo internetmovel.caixa.gov.br, mas é possivel efetuar pagamentos de boletos, conta de luz/agua/esgoto, fazer transferencia entre contas, ver o saldo o extrato e lancamentos futuros. Basta liberar o acesso a smartphones no site do Internet Banking, seviços. O sistema ainda não tem ainda acesso a opção de cartões de creditos.
Eriberto,
Quer saber de mais um absurdo?
Na Caixa os computadores estão todos com IE 6.0! auhsuahsuahsuahsa
Muuuuuuito seguro!
Entrei pra trabalhar lá há pouco tempo e quando me deparei com isso dei risada!
Flw
O erro citado no post e visualizado na imagem (CM01) acontece, também, quando o sistema operacional é 64bits. Quem teve o problema usando o Windows 7 ou Vista é porque estava usando a versão x64.
O post é antigo, quase dois anos, mas os problemas são os mesmos. Quando tenho que acessar o IBC preciso pedir a máquina de algum conhecido emprestada, pois não consigo acessar do meu MAC usando Safari, nem do meu iPhone.
A falta de um app é absurda.
A conta do meu pai já foi clonada 3 vezes, pelo menos a CEF não demora em ressarcir e não causa problemas.
Colegas, alguém sabe me informar quando a CEF vai ter um app para Iphone e Android do nível do do Bradesco ou Itaú?
Não é possível! Existe App pra tudo no mundo, e não posso ver meu saldo da Caixa? Pagar um boleto?
Estou esperando a bastante tempo já e não encontro nada relativo a isso na net.
Alguém que trabalhe na Cef poderia me dizer pelo menos se a instituição tem planos pra isso?
Ou vão manter somente a incrível e mundialmente utilizada versão para Palm OS?
Abs.
Os problemas relatados no início dessa discussão permanecem os mesmos. Minha situação é parecida com a do Eriberto. Fui obrigada a abrir uma conta na Caixa para obter juros menores no Financiamento Imobiliário e desde então tive vários contratempos com a conta. Meu cartão foi clonado no início desse ano e me deram um novo cartão ainda sem chip, por isso acredito que essa informação de que estariam trocando os cartões não procede. Não consigo acessar minha conta do iPhone. Nunca consigo ser atendida pelo gerente… Estou muito, muito insatisfeita….
Não adiantam dizer que alem da senha de 4 digitos ainda tem mais 3….
No Bradesco, temos 6 digitos, e mais um cartao de chaves, que resulta em 6 digitos mais 3 verificadores… alem do chip no cartao 🙂
Sem contar que se for para usar internet bank, o servico do bradesco é muito superior.
Ultimamente estou tendo que usar o Banco do Brasil, e o servico do internet bank deles é bem mais complicado e limitado, sem contar que tive alguns problemas para usa-lo no firefox.
Só nao conheco os servicos do Itau porque nem tive tempo de usar o internet bank deles, pois depois de comprarem o Unibanco, estao extremamente desorganizados, erram correspondencias, extraviaram um deposito e passaram 10 dias tentando encontrar onde foi parar e ninguem sabe de nada, nao passam informacoes coerentes…
Esta muito dificil encontrar um servico que presta ultimamente.
E olha que cobram muito bem para fazerem toda essa porcaria conosco!
O windows não é a nível do Linux, sou usuário Liinux a 8 anos, mas um cara que não domina Linux usando um Linux e um cara que domina Windows com um Windows é mais confiável o cara do Windows, mas gosto é gosto, né?fazer o que, se tivesse tão mal assim, os BOTs da vida ja tinham scaneado as portas e invadido a muito tempo hehehe….sou fã desse blog!
Eriberto, olha eu pensei em cancelar a minha conta na Caixa pois, nem tirando o acesso restrito a computadores cadastrados resolveu. Então quando preciso infelismente tenho que usar o W. e com IE. Pois nem no W com Firefox estava dando certo.
Isso foi o cúmulo! –‘ to muito puto ainda
Bom, a título de informação a caixa tem sim planos de criar app para iphone e android. Eu particularmente, consigo acessar e fazer pagamentos da minha conta tanto pelo SYMBIAN (ACREDITEM) como pelo ANDROID (ACREDITEM DENOVO). Em ambos uso o navegador OPERA.
Tremendo equívoco essa frase aqui e vou comentar só isso : “Agora, tenho até medo do que possa acontecer com o meu pagamento nesse banco…”
Caro cliente , sou Gerente de Atendimento da Caixa e atendo todos os dias clientes que mantém conta no Banco para recebimento de salário e nunca , reitero , nunca houve problemas graves ou de gravidade sequer média no recebimento dos seus vencimentos , por intermédio da Caixa Economica Federal . E mesmo que houvesse , a Caixa prontamente pôr-se-ía à disposição do cliente para rapidamente encontrar uma solução para o mesmo . É incrível o exagero e ênfase que certas pessoas dão a pensamentos sem nexo . Posso te assegurar que teu salário estará na conta , sem restrições e sem riscos no dia estabelecido . Escreve-se de um jeito que parece até que a Caixa subtrae valores das contas das pessoas como rotina . Isso também pode ser chamado de absurdo . É cada um …
A Caixa é um banco sério , com uma história de grandes grandes serviços prestados à população e à nação , e composta por um dos grupos de empregados e colaboradores mais competentes e comprometidos do mercado .
Há que se ter mais cuidado na postagem de certos raciocínios .
Ok Jorge. Infelizmente, até hoje, o seu banco sério não segue os padrões mínimos de segurança, como cartões com chip, por exemplo. Nas delegacias, é absurda a quantidade de BO por clonagem de cartão, segundo relato espontâneo dos próprios policiais. No ano de 2011, o Internet Banking ficou fora do ar mais de uma semana e ninguém nunca deu uma explicação. Mas, mesmo assim, agradeço o seu comentário.
Nunca vi tanta baboseira. A Caixa é muito maior que vocês pensam, por isso uma mudança de tecnologia a ser implatada tem que ser de forma gradativa. Uso o internet banking da Caixa desde a sua criação e nunca tive problema algum. Meus cartões da Caixa também já foram substituidos por cartões com chip. Uso o Windows 7 64 bits e tudo funciona normalmente. E daí?
Macus Vinicius: parabéns! Fico feliz por você!
Uma vez peguei um problemas com o BB, me deixaram sem acesso por 15 dias por que um “hacker” havia colocado um “vírus” no meu PC, isso segundo os atendentes… Detalhe, uso um servidor Linux. De qualquer forma a medida recomendada foi para formatar tudo… -.-
Testei com outros computadores com outros sistemas, porém sempre o mesmo problema.
Resumo da ópera foi que por ter IP fixo eles marcaram meu IP como “sujo” no sistema deles e não havia forma de acesso. Me davam senhas, o que que fosse, sempre o tal hacker já havia pego as tais senhas e o sistema estava bloqueado. Nunca conseguia usar.
Um dia confirmei minha teoria ao não usar as senhas geradas e eles me informaram que o hacker tinha pego, mas elas nunca haviam sido usadas… Ai concluí que eles é que eram os “hackers” e o problema se resolveu sozinho em 4h após eu informar eles que usava um ip fixo…
Com a Caixa, bem, não sei se consigo imaginar um banco com pior suporte para Linux que a caixa, uma completa negação, mesmo com Windows, se não usar IExplorer não tem suporte.