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Não gosto muito de meter o pau em órgãos federais mais sérios, como bancos por exemplo. Mas essa não vai ter jeito.

Recente, fui obrigado a transferir o meu pagamento para a Caixa Econômica, em virtude de um acordo para obter desconto em financiamento imobiliário. A minha primeira surpresa desagradável: o cartão da Caixa não tem chip, ou seja, o meu risco de clonagem é altíssimo. Segundo a atendente, em até 2 anos deverão existir cartões com chip. A segunda surpresa: a senha do cartão só tem 4 dígitos. Impressionante.

Fiz o primeiro acesso à minha conta. Cadastrei os meus dados via Internet (usuário, senha etc). Foi perguntado se eu queria realizar o acesso somente de computadores cadastrados. Cliquei em sim, pois seria algo similar ao que faz o Banco do Brasil. Hoje, ao realizar o segundo acesso, foi exibido na tela:

caixa-absurdo

Liguei para o 0800 e informei o erro CM01. Depois de confirmar alguns dados, deu-se a conversa a seguir:

  • Atendente: Sr., qual sistema operacional o Sr. utiliza?
  • Eriberto: Linux.
  • Atendente: É por isso. O erro CM01 ocorre quando o Sr. utiliza um sistema operacional e um navegador que não oferecem condições mínimas de segurança. Deseja que eu retire a restrição de acesso somente por máquinas cadastradas?
  • Eriberto: Sim (irritado).

Conclusão da história: para a Caixa, seguro é Windows com Internet Explorer. Mas, para mim, por tudo que já vi, a verdade é que a Caixa não domina tecnologia de forma suficiente para prover restrição de computadores para navegação por Linux, como faz o Banco do Brasil.

É um absurdo que um banco público brasileiro se comporte dessa forma. E, além de tudo, está na contramão das diretrizes do Governo Federal quanto à implantação do Software Livre. Quem me conhece, sabe que não sou xiita. Mas esta foi uma grande decepção. Agora, tenho até medo do que possa acontecer com o meu pagamento nesse banco…

80 comentários em “Caixa Econômica Federal: na idade da pedra e anti-Linux”

  1. A CAIXA tem realmente muitos problemas. No entanto, dos grandes bancos, ela é a única 100% pública e muitas de suas politicas estão vinculadas ao planejamento do Governo Brasileiro, além de depender de licitações para qualquer compra relativamente grande.

    Neste ponto, bancos privados têm muito mais flexibilidade. Mesmo o BB, sendo sociedade de economia mista, tem a Cobra Informática como subsidiária e responsável pela inovação tecnológica. O mesmo não acontece com a CAIXA.

    Tenho um amigo que trabalha na gerência nacional de canais de atendimento e ele me mostrou um app para android em fase experimental. O que mostra que apesar de tudo, a CAIXA está correndo atrás…. mesmo que morosamente!

  2. Ontem (17/02/2012) fui a uma agência da Caixa perguntar por que eles me mandaram um cartão sem chip. A atendente disse que daqui a “alguns meses ,talvez…” a Caixa possa vir a trabalhar com essa tecnologia. Eu comentei sobre o perigo de clonagem, e ela respondeu que
    “O meu cartão também não tem chip”.
    Idade da Pedra? Não tem uma mais antiga, não? Rsrsrs

  3. Isso não é nada, para quem trabalha em órgãos públicos, tem um serviço que só é feito na CEF, Conectividade Social, só funciona no windows (normal), mas o pior é que os dados são gravados em disquete, sério, não comento mais nada…..

  4. A grande verdade é que a CAIXA não tem um site para funcionar com outros navegadores, parece que o código foi feito pra funcionar em Internet Explorer. E isso não tem nada a ver com ser Público ou Privado. Ou a CAIXA não tem um programador para o site dela? Os servidores da caixa são uma …… Isso tem a ver com percepção de mercado e qualidade de serviço, não com ser Público ou Privado. O banco CAIXA fisicamente é horrivel em todos os sentidos. Atendimento então, lastimável. Quem puder fuja da CAIXA pior banco do planeta. Quem não puder, só resta dizer: Lamento!!!!

  5. A galera fica defendendo a CEF mas no ano passado fiquei sabendo (pra falar a verdade eu vi) de uma pessoa que conseguiu ter acesso (leia-se hackear), no site da CEF, a uma lista de clientes com seus dados. O ser humano que conseguiu tais informações notificou a CEF sobre o erro no qual explorou e ainda explicou como consertar. Quase 5 meses depois e a falha para exploração ainda existe lá… A sorte foi que quem descobriu foi uma pessoa de boa fé e não botou pra fud*. Mas nada garante que outras pessoas já não o acharam e exploraram…

  6. Eriberto, bom dia !!
    Eu andei reclamando muito pois a CEF se gaba de ter 150 anos … mas parou no tempo, ainda nao tem um app para iphone, …mas fiquei surpreso ao baixar o app loterias da CEF, la dentro tem um menu que da acesso a sua conta no mesmo padrão da internet. Hoje se vc acessar via web (www) nao tem como pagar contas, recarregar celular nem nada, ja via o app loterias dá !!
    grande abraço

  7. Caí nesse blog por acaso, procurando informações sobre esse erro CM01. Uso IE no Win 7 64 bits e o acesso não apresentava problemas. Aí do nada começou a dar esse erro maluco.

    A CAIXA é o pior banco da face da terra. Sou correntista lá (por causa do meu financiamento imobiliário) e do BB, e a diferença de qualidade entre os dois é gritante. Tudo no BB é infinitamente mais fácil: criar poupança, transferir valores, usar internet banking… Fora que os terminais de autoatendimento da CAIXA são tão lerdos que parecem funcionar com computadores 486! A única coisa que salva são mesmo os funcionários, isso eu admito: sempre fui muito bem atendida quando precisei ir ao banco resolver algo com gerentes. Eu tenho um pouco de pena do pessoal que trabalha lá: conviver com aquela estrutura enorme e lenta deve ser um desafio diário.

    Vou continuar procurando soluções pro meu problema na internet, porque ligar pro 0800, já vi, não vai adiantar nada.

  8. Eu estava tendo esse problema usando Win 7 64 bits e IE, mas resolvi quando descobri que há duas versões de IE instaladas no Windows. Usando a 64 bits dá erro, mas usando a de 32, não. Basta selecionar no Menu Iniciar a correta.

  9. Nossa! Fiquei impressionada que não há aplicativo para Caixa… apenas loteria. Tentei o que o Gustavo falou, mas não achei nenhuma opção que pudesse entrar na conta.
    No meu trabalho não consigo instalar nenhum programa, portanto não consigo ter a “segurança” que eles me obrigam…. e pelo celular, também não consigo, pois é primeiro acesso. Tenho que parar em casa para fazer as configurações solicitadas… acho que atualizaram o aplicativo e retiraram a opção de acesso a conta…
    Enfim, procurando na internet para ver se realmente não existia um aplicativo, achei uns informativos de um técnico em informática dando umas dicas sobre resolução de alguns problemas. Para informação/pesquisa, segue link abaixo:
    http://www.fernandosoares.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=115:aplicativos-da-caixa-economica-federal-usam-msjava-problemas&catid=33&Itemid=59

  10. Eu costumo dizer para minha esposa que a Caixa é meio “on-line” ou semi “off-line” como preferirem… rs, rs, rs… Você faz uma transferência na sexta as 19:30 ela é lançada na segunda. Eu fiz da poupança dela para conta corrente, achei um absurdo. Fora o tanto que o sistema é lento e fica fora do ar. Aff !!!

  11. Resumindo: Banco é tudo igual, só muda de endereço e em todos vç vai passar por transtornos.
    Quanto ao sistema operacional, WINDOWS DA MICROSOFT e ponto final.

  12. “E, além de tudo, está na contramão das diretrizes do Governo Federal quanto à implantação do Software Livre.”

    kkkkkkkkkkkkk, é hilário!

  13. Estou indignado com essa caixa econômica federal. Eu tenho há 2 anos conta pessoa jurídica e conta pessoa física nesse banco. Ontem, sem mais nem menos bloquearam minha senha da internet, a tal assinatura eletrônica. Não fui eu que errei a senha, o banco bloqueou por conta própria e ao tentar fazer um pagamento não pude pois estava com a senha bloqueada! Esta conta PJ só pode ser movimentada pela internet não tenho cartão dela. E pra piorar, estou em outro estado, não sou obrigado a morar sempre na mesma cidade mas estes bancos imbecis acham que cada agencia deve ser uma ilha e possivelmente não irão desbloquear esta maldita senha! Vou ter que fazer uma viagem apenas para desbloquear a senha da internet.

    E ai caixa tem alguma boa desculpa pra isso, o cliente não pode morar onde bem quiser

  14. Bom , gostei dos comentários e da boa vontade do editor deste blog por levantar este assunto que não é só caixa, claro que na caixa deixa um pouco a desejar relacionado a revolução digital em que vivemos…porém o brasil esse país rico e maravilhoso em que vivemos é mal administrado não vou comentar mas se não vai levantar polêmica e esse não é o foco.
    É realmente vamos aguardar e rezar para as empresas inclusive bancos tome consciencia, e assim sastifaça ou tente pelo menos consertar o que ta mais errado.

  15. Fico triste por instituição como a caixa tentar tapar o sol com a peneira…
    Ainda bem que tenho conta no Santander…, mas a minha conta cidadão do FGTS “lol” muito fake, não abre porcaria nenhuma no Debian 6 via Google-chrome ou firefox… que pena…, é a caixa deveria fazer como o facebook, criar uma copa Hacker e dai contratar os melhores programadores para aumentar a segurança e criar soluções para seus acionistas, ou será que não tem verba para isso? Me ajuda ai sr. Eriberto… acho que a verba da CEF deve estar indo para pagar o mensalão…, um abraço sr. Eriberto e é isso mesmo, não se deixe calar…, o que eu sou não tem nada a ver com eu ser um cliente simples ou corporativo, queremos serviços funcionando e pronto: Simples assim!

  16. Parei nessa página por outros motivos, li e me obriguei a registrar a informação abaixo:
    Estou usando o site (e gerenciador de conta corrente) da Caixa a muitos meses em Linux
    (Ubuntu + firefox, tudo 64 bits) e está funcionando bem.
    O único problema que tive foi com o Java, mas coisas que acontecia no Windows tbm. Então nem devo considerar como problema.

  17. Utilizo a CEF unicamente por causa do financiamento imobiliário. Sou usuário também do BB, e nunca tive problema com o internet banking (BB). Na CEF, usava o internet banking normalmente, e sem motivos, comecei a ter problemas no acesso (erro CM01).
    Graças à dica da usuária Camille Baker, contornei meu problema, pois uso o WIN 7 com IE 9 (já que no Firefox e Chrome sempre deu esse erro CM01), e acessei o site pelo IE de 32 bits, pois pelo IE de 64 bite dá esse maldito erro.

  18. Sou cliente a uns 5 anos da Caixa e tenho muitos elogios, inclusive aos meus cartões que são com CHIP, a rede de atendimento que é imensa, as taxas que são as menores do mercado, as opções de financiamento… Porém, esta p… de CM01 apareceu de novo no W7, depois de muito tempo, e diz que tenho que “regredir” e instalar o IE8 ou Firefox 15 (tenho o IE9 e o Firefox 19). Estas coisinhas que deixam a gente P da vida!!!

  19. Eu tive que instalar virtualbox com win xp somente pra ver meu fgts, absurdo total e desrespeito. E nao tenho nem a liberdade de escolher outro banco. Ou tenho?

  20. Este post foi criado em 2009 e é impressionante que hoje 2014 só mudou a mensagem de erro de CM01 para CM12. Eu também não consigo acessar o Internet Banking da Caixa. O mais irritante é ligar no suporte e quando eles ouvem que o sistema operacional é linux, pronto! já veem com mensagem padrão – o problema é do SO e do Java… lamentável.

  21. Pessoal,

    Consegui acessar. Fiz dois procedimentos. No segundo consegui, mas não sei se foi o somatório dos dois.
    Importei os certificados pro navegador como no link:
    http://cotidianolinux.com.br/problemas-caixa-google-chrome-resolver/

    Depois modifiquei o java conforme o link:
    http://ubuntuone.com/31d27Yg4oFLDcz6o5upqRF
    Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Solucao-para-acesso-Internet-Banking-Caixa-Ubuntu-Linux/

    Até pessoal.

  22. É isso aí. Trabalhei na Caixa 30 anos e sei que o negócio não funciona, o que apressou minha aposentadoria.

    Mas só ficou pior quando foram forçados por lei a usar software livre. Aí desandou de vez. Windows ainda é o melhor!

  23. Interessante observar que o 1º post deste blog foi feito em 01/10/2009 e os problemas se repetem ano após ano…. estamos em janeiro de 2015.
    Estou usando o Linux Ubuntu 14.10 64 bits, navegador Chrome versão 38.0.2125.101 (64-bit) e não consigo acessar o site da Caixa.
    Com o Firefox versão 35.0 eu consigo, mas somente após clicar no botão “continuar” em uma tela de aviso de que “A conexão com este site não é confiável” e, depois, clicar em “Ok” na pop-up que diz “Falha na execução da biblioteca nativa ou ambiente não suportado”.

    O pior vem depois, pois a navegabilidade do site é no máximo mediana e os serviços deixam a desejar, como por exemplo se a pessoa quer resgatar pontos do cartão e transferir para uma companhia aérea ou programa de uma companhia. Esquece, não tem essa opção. Todos os bancos concorrentes facilitam e disponibilizam essa função, mas a Caixa não.
    Para resgatar seus pontos você deve ligar para o 0800 e depois e responder as seguintes perguntas(sem brincadeira, eles perguntam tudo isso todas as vezes):
    CPF (duas vezes no mesmo atendimento);
    Nome completo (duas vezes no mesmo atendimento);
    Data de nascimento;
    Nome da mãe;
    Nome do pai;
    Se há outras pessoas que possuem cartões vinculados a sua conta;
    Nome das completo das pessoas que possuem cartões vinculados a sua conta;
    Quatro últimos números do cartão;
    Nº da Carteira de motorista;

    E depois de perguntar tudo isso, a ligação cai… Isso aconteceu 2 vezes seguidas….
    Mas não se preocupem, na terceira, depois de responder a todas aquelas perguntas 3 vezes, eu consegui resgatar meus pontos.

    Aí vem a cereja do bolo, a surpresa máxima… o atendente diz que o prazo para efetivar o resgate é de 3 a 15 dias úteis…. ou seja, pode demorar até 3 semanas.

    Isso é que é eficiência.

    Me desculpem quem trabalha na Caixa, mas para ficar ruim, o banco tem de melhorar bastante. Está abaixo de qualquer reclamação ou critica.

    Mas porque então as pessoas tem conta lá? No meu caso, porque era a taxa de juro mais baixa… mas aí você tem que sujeitar a passar raiva toda vez.

  24. Devido a politica interna de gerentes so darem funçoes altas e promover os escolhidos temos profissionais consultores de Ti que nem sabem programar ou conhecem mainframe super promovidos, altos salarios e ainda impedem iniciativas dos que tem conhecimentos fazendo politicas de bloqueio aos menos favorecidos dos gerentes. Dificultam até voce desistir e contratam empresas externas de Ti que a politica é menos faz e mais cobram por contratos milionarios e serviços pessimos.

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