Pular para o conteúdo

Por acaso, me lembrei hoje que eu havia escrito, em 2004, um documento sobre a instalação e a configuração do servidor news INN2 no Debian Sarge. Há poucos instantes, regatei esse documento e publiquei em http://eriberto.pro.br/artigos.

Para quem não sabe o que é um servidor news, segue o que escrevi no início do referido documento:

O INternet News versão 2 é um servidor NNTP1. Com ele, é possível disponibilizar o serviço de Newsgroup em uma rede.

O Newsgroup é um sistema similar a uma lista de discussão. Permite que pessoas cadastradas possam trocar mensagens relativas a um determinado assunto. Essa troca de mensagens, geralmente, busca a solução de problemas.

Uma característica do serviço news é a utilização de um cliente específico ou genérico para a leitura das mensagens. É algo similar ao IMAP só que em grupo. Como cliente, podemos utilizar o Mozilla Thunderbird (Icedove), por exemplo. Duas sugestões para a pesquisa de clientes:

$ apt-cache search nntp client
$ apt-cache search news client

Apesar do documento ter sido escrito para o Sarge, creio que tudo funcionará bem no Squeeze. Não testei mas posso tirar dúvidas aqui.

Bem, talvez isso seja útil para alguém. News é bem bacana e ainda existem alguns serviços desse tipo na Internet, como é o caso do http://news.gmane.org (que também pode ser acessado via browser).

Divirta-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =