Muita gente me pergunta em cursos e eventos como configurar uma bridge em roteadores wireless domésticos, como TP-Link, D-Link e Linksys. Como tive que fazer isso em casa neste fim de semana e me lembrei dessas pessoas, resolvi escrever aqui o procedimento.
A resposta é bem simples: não é preciso configurar nada! Aliás, nem existem configurações para isso nos setups desses roteadores. Isso leva muita gente a dizer que eles não funcionam como bridges. Mas isso não é verdade.
Observe a figura a seguir. Ela mostra as portas de um TP-Link TL-WR542G.
Como todos sabem, há uma porta WAN e quatro portas de switch, certo? ERRADO! São cinco portas de switch: as quatro RJ-45 mais a antena. Isso mesmo, a antena faz parte do switch. Você pode considerar que é a quinta porta. Então, se o cabo que vem do modem ADSL for ligado numa das quatro portas RJ-45 e não na porta WAN, o seu notebook receberá IP do modem (é necessário desabilitar o DHCP no setup do roteador wireless). Veja a figura a seguir:
Particularmente, gosto de colocar o modem ADSL para atuar no modo bridge e configurar o roteador wireless para fazer a conexão ADSL e NAT. Isso evita um NAT no modem e outro no roteador, caso você queira ter vários clientes ADSL. Então, a fórmula final para isto é:
- Colocar o modem ADSL como bridge.
- Habilitar o DHCP no roteador wireless.
- Configurar o cliente ADSL do roteador wireless.
- Ligar a porta WAN do roteador wireless no modem ADSL.
Até agora você não utilizou o modo bridge do roteador wireless. Mas, caso o sinal esteja fraco em alguns cômodos da sua casa, você poderá instalar mais um roteador. Ligue os dois roteadores pelas suas portas RJ-45 switch, tomando o cuidado de deixar o DHCP habilitado somente no principal. Assim, apenas um dos roteadores fornecerá endereço IP para os clientes e fará NAT. Na minha casa, eu coloquei um roteador na suíte e outro na sala. Ficou perfeito.
Um outro uso do roteador wireless em bridge é quando você quiser colocá-lo na sua rede e já tiver um servidor DHCP ativo. Bastará ligá-lo na rede por uma das suas portas do switch e desabilitar o DHCP server do roteador. Simples! E isso funciona com D-Link, Lynksys etc. Particularmente, depois de experimentar bastante cada um desses, virei fã do TP-Link.
Em 10 out. 2011:
Pessoal, realmente, este é um dos posts que fez sucesso. No entanto, estão surgindo, a cada dia, muitas e muitas perguntas que não tem a ver especificamente com o contexto do post. Por exemplo: como interligar um roteador a um modem, passando por debaixo da calçada, usando fio elétrico. Parece exagero mas tem coisas similares. Assim, para não atrasar a fila de comentários, publicarei mas não responderei. Se alguém tiver disponibilidade, por favor responda. Mas lembro: irei publicar por cortesia, pois muita coisa foge ao escopo original do post. Grato!
Em 08 set. 2013:
Os comentários para este post foram desabilitados. Grato.
Gostei do post. Será que é por isso que eu nao consigo imprimir do note para um desk que tem a impressora instalada? Aqui acontece uma coisa muito curiosa. Se eu mudo o nome da rede ou coloco uma chave, um determinado desktop cai e nao consegue se conectar mais. Daí conecta e fica o tempo todo caindo. Tive q formatar a máquina por causa disso. Nao to doido e até me dou bem com assuntos tecnológicos rsrsrs mas isso no windows xp do desktop é muito doido.
Ola eu gostaria de saber se vcs tem conhecimento de algum aparelho que receba sinal da antena de internet via cabo (no caso conectado no local da antena do aparelho) e que envie tbem sinal wirelless.obg e otimo post
Quando tive uma situação como essa fiquei incomodado com a porta WAN que ficou ociosa mas não disponivel para aquela rede. No caso era um lynksys e vi no firmware DD-WRT, que havia instalado, que havia a opção de converter essa porta em mais uma porta do switch, fazendo a perfeita funçao brigde, junto com outros recursos que esse firmware oferece.
–
Danilo,
de onde viria esse cabo ?
tenho um tl-wr340gd router e uso internet via radio, na qual recebo sinal por antena externa ligada a um cabo coaxial, que vem ate o pc ligando -se por um pingtail, para eu usar este tl wr340gd como bridge recebendo o sinal da net e depois para o pc qual a configuração que devo fazer
marco chagas
obrigado
Não teria que colocar o mesmo nome da rede no segundo roteador? Sei que quando coloca o mesmo IP do segundo roteador ele dá conflito e cai.
Julio, não entendi a pergunta.
alguem sabe um programa pra controla as portas tipo eu tenho aki em casa um aparelho que divide para varias pessoas e computadores tipo lan mais é domestico agora eu quero controlar cada porta alguem sabe como pliss ?
seu post esta correto. entretanto, ha como fazer com com o segundo roteador receba o sinal de antena do primeiro e retransmita pela mesma antena, aumentando assim o range do sinal, sem o incomodo de ligar ambos pelo cabo rj45. na maioria deles, basta acionar o modo bridge
alguns roteadores tem opcoes de trabalhar junto via wifi somente, sem precisar de cabo…aumentando o sinal, tendo o mesmo ID e protolocos de seguranca e mesma senha….quem ja fez isto? Precisei uma vez, fiz e agora to precisando refazer mas nao sei se to encontrando algum probelma nos roteadores atuais….ta dificil, alguem tem um esquema pra indicar ou marca`?
Felipe, sobre controlar porta fica dificil, pois somente com switch gerenciavel, pois seria POR PORTA, no caso de roteadores teria q ser opcao de cada um de fabrica (um software ne), ja ouvi dizer gente q troca o firmware por um “alternativo” , tudo linux ou unix. O que vc consegue fazer é limitar por um proxy no linux, coloca ele entre o link e o roteador…ou entao vc usa a opcao windows QOS pelo gpedit, limitando velocidade por %….reserva de banda chama. Se alguem tem outra soluçao aguardo….
Olá Eriberto,
Eu tenho dois roteadores um D-LINK DI 524 e outro TP-Link TL-WR740N.
Eu gostaria de utilizar um deles somente como ponto de acesso, ou seja, sem conectar cabo nenhum nele e ele transmitir o sinal de internet.
O TP-Link tem a opção Bridge, por o D-Link Não tem.
Configurei o TP-Link ativando a opção WDS e encontrei o D-Link, coloquei a senha que eu uso no D-link e tal.
Já tentei desativar o DHCP, mas nada de conectar com a internet.
O Notebook até encontra o TP-Link, conectar a rede wireless dele, porém não tem acesso a Internet.
Você pode me ajudar ?
Coloquei o IP no D-link 10.100.10.1 e o DHCP de 10.100.10.10 até 10.100.10.30
No TP-Link, configurei o router como 10.100.10.2 e desativei o DHCP, tentei tb com ele ativado com os end. 10.100.10.40 até 10.100.10.60
Ativei o WDS, encontrei o D-Link, configurei o mesmo canal, tipo de criptografia, senha de acesso ao D-link.
Criei outra senha para o TP-link.
Porém é como eu disse, eu consigo conectar ao TP-Link, porém, parece que o TP-Link não conecta ao D-link, via Bridge.
Será que estou fazendo alguma config. errada, ou tá faltando alguma coisa, não sei.
No D-link não mexi nada.
Fico no aguardo, se puder mandar por email, agradeço.
att. Ricardo.
Estou com a mesma dificuldade do Ricardo Balca.
Ajuda???
Gostei muito do seu post: Roteadores wireless domésticos em modo bridge. Parabéns! Gostaria de tirar uma dúvida: Tenho modem e roteador wifi TP-LINK. Tive que deixar o modem em bridge, pois os endereços do webadmin são iguais (192.168.1.1). Como posso ver os parâmetros do sinal ADSL (atenuanção e ruido) no modem (bridge) agora?
Bom dia… bem eu estou montando uma rede… tenho um modem da velox… e dois roteadores… os dois são d-link’s… conectei na porta WAN do primeiro roteador o modem… e o segundo roteador foi conectado pela porta lan do primeiro roteador… detalhe que o segundo roteador foi conectado na porta lan… não foi usado a porta wan… gostaria de saber agora como fazer para conectar o segundo no primeiro… sendo que quando eu acesso o segundo ele me mande ip automatico igual ao do primeiro… teria como fazer isso?
grande abraço!!
eu fazia radio com o sam broadcast norlmamente, desde que comprei um roteador ai os problemas começaram, ja configurei o sambroadcast com o ip privado mais os clientes nao estao ouvindo a radio, mais nos pc’s da rede local passa normamente. se tiveres uma soluçao para este problema podes dizer-me. agradeço de avanço.
O que é um Bridge? Minha mãe tem conexão a rádio e o provedor informou que deve colocar um Bridge. Quais os modelos disponíveis? Pode me enviar os nomes de alguns? Obrigado. Fábio
fabio bridge é uma ponte e a conexao a radio nao funciona?
Para os feras em rede. Preciso de ajuda…
Tenho um modem thomson, um roteador D-link DIR -600 com modo AP, e um roteador TP_link TL-WR642G. O Dlink está em modo AP ligado ao modem. Em outra sala quero ligar o TP link cabeado com um PC pela porta LAN. Quais as configurações para que este pc receba o sinal da rede via TP-link e tenha acesso à internet?
Fazem quatro dias que pesquiso uma configuração e nada!
Ajudem por favor… se for possível!
Olá Nunes,
Basta você conectar uma porta lan do segundo em uma porta lan do primeiro e desabilitar o DHCP nas configurações do segundo. Com isso, o primeiro irá fornecer os dados por DHCP, via bridge.
[]s!
Boa tarde
Estou com um problemas com o modem e o roteador e vendo seu blog resolvi entra em contato; discriminação do problema.
O meu provedor é UOL e veio um modem tipo speed touch que está funcionado bem no meu computador de mesa, tenho acesso a internet sem problema. Tenho também um notebook e um roteador TP-Link mas não estou conseguindo configura o roteador ao modem e ratear a internet para o computador de mesa e o not. quando coloco o cabo do computador de mesa no not tenha acesso sem problema, mas ao liga o cabo que sai do modem na entrada wan do roteador não tenho acesso a intenert.
Se possível me da um orientação de como fazer configura o modem no roteador para eu ratear a net. para os dois pcs.
desde já agradeço
cara, parabens. belo trabalho.
aqui em casa tenho um d-link 500g geração 2 e um DI-542 Wireless 150 router, o 500g esta como bridge e com o HDCP ativo, o DI-524 esta ligado ao 500g por uma das portas lan, a WAN do DI-524 esta vazia, o DI-524 esta com DHCP desativado. assim tenho a conecção bridge tanto no desktop por cabo RJ-45, quanto no notebook. só que nao ta muito legal, na primeira vez que fiz, ficou show, mas dias depois começou a incomodar, caia direto e as vezes nao funciona, oque acha que fiz de errado?
Obs.: nao curto usar o modem em router, prefiro bridge mesmo.
abraços!
estou com um probleminha aqui…fiz a ligação do cabo que vem do hub na porta rj45 do roteador mas meu ipod não esta conseguindo conectar wireless, moro na casa de fundos agora por isso precisei deixar um hub conectado ao cablemodem e trouxe o roteador para minha casa pois compartiho a net com meu cunhado, o pc reconheceu e esta conectado ok (via cabo) mas não estou conseguindo fazaer o itouch nem o celular conectar wireless, desde ja grato…
ah desculpe, o modelo do meu roteador é Dlink DI-524, o modem é um cablemodem motorola (NET Virtua), e o hub, não sei a marca, tem um tubarão branco desenhado nele…
Como faria para fazer um roteador AP (no caso o TP-LINK TL-WR743ND) trabalhar como bridge sem utilizar as portas fisicas? Visto que a antena do roteador em questão serve tanto para WAN quanto para LAN e o sinal que chega vem sempre como WAN, criando assim outra rede.
ola eriberto , nao sei se voce pode me ajudar , mas a pergunta que eu quero fazer e a seguinte: tenho um playstation 3 de 20 gb , o primeiro que saiu , e nao consigo conectar a rede wi fi , e li agora pouco se eu comprar um wireless bridge eu consigo conectar , tenho um roteador tp-link … sera que voce poderia me ajudar??
desde ja agradeco
Ola Eriberto bom dia.
Gostei muito do seu post,mas ainda preciso de sua ajuda,tenho uma situação em sobrado de um cliente, onde ele tem um TP-link ligado ao modem de Speedy, e no andar de cima um D-link para replicar o sinal do TP link,no TP linko nome da rede aperece com xxx que seria a rede que o d-link deveria replicar no andar de cima, acontece que no andar de cima da casa o sinal da rede xxxx fica fraco acredito que o d-link não esteja conseguindo replicar sem fio o sinal do outro roteador, pois no andar de cima aparece um sinal forte mas com nome de rede default, poderia me ajudar a solucionar este problema?
Sidnei, os roteadores não podem utilizar o mesmo nome! Cada um é cada um. No andar de cima, as pessoas entram no roteador nome2 e, por bridge, caem no roteador nome1. É assim que tem que ser.
[]s
João Borin: Infelizmente não conheço o Play 3. Alguém pode ajudar?
jayr, não é defeito?
Marcio, está meio difícil entender a sua história. Mas acho que o seu problema pode ser resolvido com um cabo crossover.
[]s
Olá!
Qual a vantagem de se usar o roteador em modo bridge ao invés de modo router?
Inicialmente penso que usando como router não é preciso fazer-se a conexão com o provedor. E usando-se como bridge torna-se necessário a conexão antes do uso. Está correto este pesameto? Então qual a vantagem de se usar como bridge?
Parabéns pelo post.
Marcos
Marcos, acho que você não entendeu o objetivo do post… Leia novamente com atenção.
[]s
Bom dia,
Comprei um ipad e não consigo conectar ele na minha rede wi fi, tenho net virtua, vc sabe se existe alguma configuração para fazer nos produtos apple, pois temos 2 iphone em casa tb e não conecta.
Obrigado.
Obs: No speed conecta normalmente e a velocidade é ótima.
Oi, Boa noite. Aqui em casa usamos a internet do vizinho que nos é passada por meio de um roteador e foi conectada a uma suite, que funciona bem! mas comprei um netbook e gostaria de saber, se eu colocar um roteador acoplado nesta suite irá compartilhar a conecção deste suite pata o netbook? Obrigada Michele.
Bom dia… Tenho um modem DSL-500G (D-Link) e comprei um router TL-WR740N (TP-Link), mas dá erro 651… O modem não conecta no router e a internet não funciona…. Pode me ajudar???
Oi Eriberto, parabéns pelo post.
Lá na empresa eu contratei um pacote da Embratel de voz e dados (internet). Instalei o cabo de Internet da Embratel na porta WAN de um Roteador Wireless TPLink. Conectei em uma de suas portas LAN um SWITCH de 16 portas, e dele conectei os PC via cabo com IP fixo. Configurei a segurança do Wireless via senha e MAC. Tudo funcionando perfeitamente. Como o sinal não é muito bom em algumas áreas, resolvi instalar outro Roteador Wireless, também TPLink no modo BRIDGE para ampliar o meu alcance de sinal. Aí surgem as minhas dúvidas: o cabo que vem do meu SWITCH deve ligar na porta WAN ou LAN do meu segundo roteador? O meu segundo roteador deve estar com o DHCP desativado? Seria interessante que os PCs “enxergassem” apenas uma conexão. Isso é possível? (apesar dos dois roteadores estarem enviando cada um o seu sinal wireless). É possível que o segundo roteador assuma as configurações do primeiro e somente retransmita o sinal, mantendo as configurações de segurança de senha e MAC, ou será necessário configurar tudo novamente no segundo? Afinal, tenho uma lista de MAC’s cadastrados no primeiro roteador. Nesse caso, se um desses notebooks se deslocar para outra sala que receba melhor o sinal do segundo roteador, provavelmente, ou ele não terá permissão para acesso, pois não está na lista de MAC cadastrados, ou então ele acessará direto, o que não seria bom para a segurança da minha rede.
Desculpe-me se me alonguei e abusei das perguntas, mas agradeço se puder me ajudar de alguma forma com algumas delas!!
Um abraço,
Ancelmo Freitas
Michele, pergunta confusa. Não dá para entender.
[]s
Ancelmo: o cabo que vem do meu SWITCH deve ligar na porta WAN ou LAN do meu segundo roteador?
Se entendi bem o problema, deve conectar na LAN.
Ancelmo: O meu segundo roteador deve estar com o DHCP desativado?
Sim.
Ancelmo: Seria interessante que os PCs “enxergassem” apenas uma conexão. Isso é possível? (apesar dos dois roteadores estarem enviando cada um o seu sinal wireless). É possível que o segundo roteador assuma as configurações do primeiro e somente retransmita o sinal, mantendo as configurações de segurança de senha e MAC, ou será necessário configurar tudo novamente no segundo?
Em princípio, conectando em bridge, funcionará normalmente.
[]s
Muito bom, gostei muito, fiz o teste e funcionou muito bem.
Obrigado!!!
Guilherme Barros – Analista de Suporte
Manaus
Complementando o post…
Para configurar o TP-Link TL-WR542G ou outro com WDS – no meu caso usei como AP1 um TP Link TL-WR340GD – na função BRIDGE, é necessário desabilitar a segurança com chaves WEP ou WPA.
Basta incluir o MAC do AP 1 no AP2 e vice-versa e desabilitar o DHCP no AP2.
Em WAN, pode deixar em IP Dinâmico e os demais dados em branco.
Nota.: Após o sucesso da configuração, para ter acesso ao AP2, somente desativando o AP1, caso contrário vc estará sempre acessando o AP1 pelo browser.
(Wireless)
|AP1| ))))))))))))))))))))) |AP2|
| / \
| / \
|Modem| |PC| |Notebook|
bom dia tenho um modem da intel bras gkm1210q, comprei um roteador tp-link wr340g, nao consigo fazer funcionar de jeito nehum, qdo comprei e instalei a rede até funcionou, agora qdo desleguei os aparelhos a noite, nao funiona, mais, nao conectava a internet, re instalei, e fica mias ou menos assim qdo conecta ( a internet) no note nao conecta no PC, qdo conecta no PC nada no note, ja nao sei mais o que fazer, pode me ajudar? obrigado
Eriberto, boa tarde!!
Primeiro parabéns pela iniciativa!
Tenho uma dúvida!!
Tenho um vizinho que possue uma rede wireless, porém o sinal da rede wireless dele, só pega se eu levar o meu notebook para a sacada do apartamento e ainda o sinal fica como fraco/muito fraco.
Eu tb possuo um roteador wireless e o que eu gostaria de fazer é o seguinte:
Gostaria de utilizar o meu roteador wireless (Ex. Nome: Fábio) e captar o sinal do roteador dele (Ex. Nome: Romulo) e pelo meu roteador (Fábio) distribuir o sinal do roteador dele (Romulo).
O roteador Romulo é o que está conectado a internet e o roteador Fábio seria utilizado somente para captar o sinal do roteador Romulo e distribuir pelo meu apartamento.
É possível fazer isso?
Obrigado!!
Abraço
Olá Eriberto.
Tenho modem Dlink 2640B e roteador TPlink W541G.
Há possibilidade do se enviar o sinal do Dlink para o TPlink via wireless para que outros PC´s
tenham acesso internet pelo TPlink ???
Sei que há possibilidade via cabo, mas preciso que seja como explicado acima.
Ja tentei ativar a opção Bridge (os dois modelos possuem essa função) dos equipamentos mas não deu certo.
Se puder publicar no seu blog a resposta, agradeço.
Eriberto,
Gostei do seu Post, porém tenho ma dúvida:
Em casa tenho acesso a internet via rádio, onde do adaptador da antena, sai um cabo de rede onde hoje eu ligo em um roteador Linksys WRT54G pela porta WAN, sendo que o mesmo trabalha com IP Estático, e tenho uma rede que funciona a partir deste roteador com 3 computadores.
Gostaria de compartilhar a internet com meu vizinho, e para tanto irei utilizar um outro roteador Linksys WRT54GH.
Algumas dúvidas surgiram:
1. Posso utilizar o WRT54GH para receber o sinal de entrada da antena e a partir dele com um cabo saindo de uma das portas lan enviar o sinal de internet para o WRT54G?
2. Como faço para que meu vizinho não consiga acessar os dispositivos de minha rede? (impressoras, computadores etc) Por acaso o cabo que sairá do primeiro roteador pode entrar na porta WAN e eu utilizar outros ips? Pois uso 192.168.1.XXX para a rede ligada no router 1, e utilizar para os micros ligados no router 2 ip: 192.168.3.XXX?
Qual configuração devo usar no router 1 e no router 2?
Gilson, você quer fazer algo complexo. Primeiro, um cabo de rede estre duas casas diferentes lhe trará problemas de aterramento, podendo até mesmo queimar equipamentos. Segundo, para bloquear totalmente a sua rede você precisará de um sistema de firewall.
[]s
Fábio, esse seu vizinho sabe que você quer fazer isso??? Post estranho…
Valter, ligue o intelbras na porta wan do tplink e distribua IPs por DHCP via tplink.
[]s
Muito obrigado, essa informação me ajudou a configurar meu TL-WR340GD na internet embratel. Estava tomando uma surra! Valeu!
Olá Eriberto será que você pode me audar?… tenho um modem roteador na mesma peça, no caso um Linksys wag200g e ganhei um rotedor wireless TP-wr340g, gostaria de fazer o tp se ligar ao meu linksys via wireless e distribuir o sinal tanto via cabo quanto via wireless, algo como access point, seria posível, pois queria instalar o tp em outro comodo, mais não quero utilizar cabo.
Desde já agradeço.
Bom achar alguém como vc pelo nosso caminho! Sou leiga no assunto e acabo aprendendo fazendo. Tinha um roteador DLink DI-524, mas como minha casa é grande, e temos nada menos que 6 a 7 máquinas (entre notes, imac, iphones) para compartilhar wireless, o sinal só ficava bom bem próximo do roteador, nos quartos ao lado, c porta fechada o sinal caía muito.
Resolvi comprar um roteador “mais potente” e lendo escolhi o Netgear N600 WNDR 3400 e dizia que era para “casas grandes”. Mas continuou na mesma. Você pode me ajudar? Gostaria de saber se consigo usar os dois roteadores em cômodos diferentes para melhorar o sinal. Isso é possível? Se houver um modo vc poderia me ajudar no passo a passo, com linguagem básica?
Agradeço muito!
Abraçcos
Não é possível comentar.