Pular para o conteúdo

Semana passada, o meu modem Siemens Speedstream 4200 parou de funcionar. No primeiro teste com o multímetro, detectei que a fonte havia pifado. Com a ajuda de um amigo (Felício), descobri que um dos dois diodos retidicadores, o  SB3A0, havia entrado em curto. Não foi fácil achar referências sobre esse diodo na Internet. Parece ser pouco conhecido. Encontrei um site que dizia que o mesmo poderia ser substituído pelo BY 255. Ao chegar na melhor loja de componentes eletrônicos de Brasília, a Contato, na CLS 310, o vendedor não tinha nenhum dos dois. Mas, consultanto uma tabela de equivalência, o vendedor concluiu que o BY 228 era equivalente ao BY 255. O BY 228 custou R$ 5,00 na Contato. Em uma rápida consulta na Internet, encontrei-o nesta loja virtual por R$ 4,00: http://www.sistemacomponentes.com.br/lista.asp.

Fim da história: soldei o novo transístor e o meu 4200 está no ar há 48 horas. Espero que esta referência ajude a alguém um dia.

English abstract: The Siemens Speedstream 4200 ADSL router  uses the SB3A0 diode in your power supply. The BY 255 and BY 228 diodes are equivalent to SB3A0. I used BY 228 as substitute of the SB3A0 (in short circuit) and my router works fine now.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =