Como muitos sabem, recentemente, o Brasil adotou um novo padrão de tomadas elétricas. Assim, nas lojas, só é possível encontrar esse novo padrão, que pode ser visto na figura a seguir.
O novo padrão foi desenvolvido, principalmente, para dar mais segurança aos usuários e foi regulado pela norma NBR 14136 (ABNT). A partir de janeiro de 2010, somente poderá ser comercializado o novo modelo.
Como me mudei recentemente, ao procurar nas lojas a tomada NEMA 5P (a famosa tomada de computador), reparei que a mesma não estava mais disponível. Assim, optei por comprar o novo padrão e substituir o plug. Mas surgiu um o problema: vasculhei a Internet e não encontrei o padrão de ligação dos fios na nova tomada. Foram 2 dias revirando o Google. Achei apenas uma referência mas estava um pouco estranha, nada confiável.
Consultando o site do INMETRO, encontrei uma palestra sobre o assunto, de autoria do Sr. Magno de Almeida Ruivo. Em uma rápida busca na Internet, verifiquei que o mesmo trabalha na Siemens e faz parte da ABNT. Assim, por tratar-se de uma pessoa de confiança, resolvi escrever para o Magno. Ele foi muito gentil, prestativo e respondeu no mesmo dia. Ainda, me autorizou a postar a resposta dele neste blog, que transcreverei a seguir:
Caro Eriberto,
Os contatos destinados ao condutor de proteção e do neutro são determinados na norma ABNT NBR 14136. O terminal para o condutor de proteção é sempre o correspondente ao contato central e é obrigatória a marcação na tomada e no plugue. Não existe marcação para o terminal do condutor fase.A marcação para o terminal relativo ao condutor de proteção é opcional e, quando existe no produto, deve ser conforme indicado na norma NBR 14136. Veja a seguir um exemplo de vista da tomada apresentada na norma (tomada fêmea):
Como infelizmente no Brasil existem duas tensões padronizadas, 127V e 220V, nem sempre o borne marcado como neutro será conectado ao neutro, daí o fato da marcação ser opcional.
Destaco que a imagem é meramente ilustrativa e que os dados oficiais devem ser verificados na norma ABNT NBR 14136 de padronização de plugues e tomadas e na norma ABNT NBR NM 60884-1 de especificação de plugues e tomadas.
Sds,
Magno de Almeida Ruivo
Siemens Ltda.
Bem, com isso, termina o mistério. Notem que a ideia é oposta à do NEMA 5P, onde a fase era na esquerda quando o terra estava para cima. Veja um comparativo na figura a seguir:
Por fim, agradeço imensamente ao Magno e deixo alguns links complementares.
- As novas tomadas (Revista Época, 2007)
- Padronização de plugues e tomadas no mercado brasileiro (INMETRO, ?)
- Painel setorial do padrão brasileiro de plugues e tomadas (INMETRO, 2006)
- Novo padrão para tomadas (Siemens, ?)
- Tomadas padrão brasileiro (Pial, ?)
Rubens, essa tá forte demais pra mim… É o fim do mundo… 😀
Prezado Eriberto
Já estamos em agosto e ninguem sabe qual é a posição correta das novas tomadas e menos ainda das conexões! Seu Blog é a única referência na Internet. Parabéns e muito obrigado.
Grato César.
Bom dia!
Parabens pelas informaçoes contidas aqui.
E de utilidade publica.
Obrigado.
Olá Eriberto, boa tarde.
gostei da informação até mesmo pq é uma informação necessária e mui precisa. e, em seguida, de grande importrância no Dia-a-Dia dos profissionais que trabalham nesta área!
Olá Eriberto, boa noite,
Com relação as novas tomadas e pinagens, teno notado no Sito da Fame, que as especificações
das tomadas parece-me que com pinagem de aterramento na parte inferior o fase fica na direi-
ta, será que está invertida??. estou alterando algumas tomadas e parece que as polaridades não
estão coincidindo.
Abraço, Bunello
Brunello, qual é a URL?
Grato,
Eriberto
Eriberto,
desculpe nao ter postado a URL antes.
http://www.fame.com.br/fameWeb/ProdProdutoWebComponentSelect.do?prodProduto.uniqueId=70bad1097f00000100f574342f5ddf0c
Grato,
Brunello
Brunello, a URL é inválida.
[]s
Boa noite Eriberto.
Comprei um apartamento em julho e as tomadas são todas antigas. A minha duvida é ,elas não deveriam ser todos no padrão novo???
Desde já agradeço…..
Entendo que não. O comércio não pode mais vender as antigas. Agora, se a construtora tinha em estoque…
Mas se é lei que todos os eletrodomesticos tenque ser de padrão novo, como as tomadas de um apartamento construido novo vai vim com padrão velho???????
Então vou terque gastar pra trocar todas as tomadas???
A lei diz……
Art. 1o As edificações cuja construção se inicie a partir da vigência desta Lei deverão obrigatoriamente possuir sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização do condutor-terra de proteção, bem como tomadas com o terceiro contato correspondente.
Eu só queria me esclarecer antes de procurar os meus direitos
obrigado
Muito instrutivo, só hoje estou tendo que trabalhar com o novo modelo e realmente a quantidade de informações sobre a disposição fase-retorno-terra era uma preocupação.
Parabéns pelo blog.
Eriberto,
vi esse assunto e me interessei. Como posso enviar um pdf (700kB)? Nas páginas 265 e 267 ele apresenta detalhes do novo padrão de tomadas que pode auxiliar a quem ainda tiver dúvidas.
Altair
Opa Altair!
Veja, se o pdf for livre para publicação (sem direitos autorais), eu posso disponibilizar para download no meu site.
[]s!
Parabéns Eriberto pelo post. Realmente estava difícil achar essa informação inclusive estive numa reunião na Abinee em Agosto sobre energia eólica e lá mesmo ninguém soube me dar uma informação segura. Os folhetos que ví lá sobre esse novo padrão não tem essa informação. Estou instalando um nobreak em casa e troquei a tomada para o novo padrão. Obrigado e um abraço.
Grato Aguinaldo! Grande abraço!
Caros, diante de tantas duvidas recorri a um frabricante STRAHL, que possui varias linhas de plugues, tomadas e adaptadores.
http://www.Strahl.com.
Pessoal,
segue um link onde pode ser encontrada a polarização da nova tomada. No arquivo zip, o Cap. 11, nas páginas 265 e 267, existe a marcação para os plugues e tomadas.
http://www.procobre.org/pr/pdf/pdf_pr/NBR.zip
Abraços
para mim faser um aterramento para casa toda e eu poso colocar carvao aditivado e sau grosso junto obrigado me responda
Na minha opinião o novo padrão brasileiro não passou de uma grande manobra lobista, um absurdo e desnecessário. Ilógico e fora de propósito, dispendioso, antieconômico e tudo mais de ruim.
Bem Alberto, eu discordo. Precisávamos padronizar os milhões de modelos existentes e inserir o fio terra, que é muito importante. Com isso, o modelo mais comum e tradicional (de 2 furos) não atendia. Toda mudança causa traumas e questionamentos. É como migração de software: muitos sempre vão reclamar. Mas devemos migrar ou ficar com algo que não mais nos atende só por conforto e economia???
[]s
Eriberto
Comprei 1 computador da DELL e pra minha surpresa recebemos 2 adaptadores do padrão antigo para o novo, dados da etiqueta do adaptador:
——-
DANEVA MATERIAIS ELETRICOS
Adaptador “Reverso 2P+T 15A 250V
Certificado pela TUVRHEIN_AND (Organismo Certificação Produtos-OCP) acreditado pelo INMETRO
REF: 1633
CNPJ: 47.090.782/0001-60
http://www.daneva.com.br sac@daneva.com.br SAC-0800.191866
——-
Agora até a DELL distribuindo os adaptadores errados!!!
Onde vamos parar???
Rogério
Acho que as posições dos pinos deveriam ter sido mantidas (ou seja fase do lado direito, considerando terra para baixo) pois a maioria dos adaptadores tem uma relação direta ou seja do jeito que está os referidos adaptadores não atenderam os equipamentos com plugs antigos. Uma vez que o neutro ficará no lado direito quando esses referidos equipamentos foram fabricados para funcionar com a fase no lado direito. Sem falar que a dificuldade de se fabricar um adaptador para entrar fase de um lado e sair do outro (ou seja entrar na esquerda e sair na direita para atender os equipamentos antigos, é bem mais complexo, pois, teria que cruzar dentro do adaptador, passando próximo do terra, correndo o risco de romper o dielétrico e causar curto-circuito) por tudo isso considero que não deveria ter sido trocado a posição fase/neutro.
Gilson,
Acho que você está falando da dificuldade de usar adaptadores. Creio que o objetivo tenha sido esse. Uma forma velada de proibir gambiarras. Acho que é isso.
[]s
Gilson,
O que a SMS, Perlex e alguns outros estão fazendo é passar o terra de baixo para cima, assim não tem risco algum na estrutura interna do adaptador.
O problema é que outros fabricantes não fazem isso e falam que na NBR não tem nada a respeito e o INMETRO não cobra isso também.
Falta uma autoridade tomar conta disso e baixar a regra, e pra fazer isso não é complicado falta alguém com vontade mesmo.
Não entendi muito bem, pelo que entendi no email de resposta do Sr. Magno, não deveria fazer diferença alguma a polarização, uma vez que agora temos o fio neutro. Mas a conclusão foi a inversão da polarização em relação ao padrão americano?
Procurei em documentos oficiais, não achei nada relativo a polarização, somente em blogs ou fóruns de discussão :/
O que me preocupa é o fato de meu gabinete estar aterrado (me forma errada, claro) no neutro, e não no terra. Então se eu inverter a tomada, a carcaça fica energizada.
Já tentei arrumar tal problema, troquei até a Fonte, mas nada… A solução de contorno é usar a polarização da tomada.
Retomando, alguém aí tem algum documento oficial em que se trata essa questão?
Obrigado,
Willian
Parabéns pela iniciativa.
Bem úteis as informações que obteve e as transcreveu para melhor divulgação dada a escassez que de fato ainda temos na internet.
Obrigado,
Heber
Muito úteis e pertinentes as informações! Bom trabalho!
Só não entendi pq o site/blog é em inglês…
Narciso
Já li que há regiões onde não há neutro, mas sim 2 fases, tanto é que o sr. Magno de Almeida Ruivo diz que como há 2 padrões de tensão no Brasil nem sempre o neutro será ligado ao terminal que seria marcado como neutro, eu pergunto a quem tenha estudado isso e possa responder com segurança: Na prática faz diferença se o fase e o neutro estão invertidos para a ligação de computadores e fontes de notebooks (sabendo que eu tenho aterramento)? Se faz, poderiam explicar de forma prática, não apenas apontando o que diz uma norma? Obrigado. PS: E nos locais onde há 2 fases, o que acontece?
Tenho um Nobreak SMS, e quando ligo a plug do aparelho do novo padrao a tomada da parede do novo padrao, a luz do led da rede fica piscando. Uso ele em 110V, embora possa ser chaveado para 220V. O que pode estar errado? Sera que o Nobreak esta com defeito. Isto e comum acontecer quando ha folga na tomada. Ja tive deste problema no passado, mas dai invertia a tomada e parava de piscar. Mas neste padrao novo nao da para fazer isto. E como tenho muito aparelho importado vou viver dependente de adaptadores.
Realmente é extranho haver polarização em corrente alternada (AC). Que eu saiba polarização é para alimentação por corrente contínua (DC). Já pensou você ligar um ventilador na sua casa e ele ao invés de soprar, exaustar (rodar o contrário), só porque você inverteu a tomada na hora de ligar o pino? Outra coisa é que circuitos elétricos DC tem um sentido, já circuitos elétricos AC não tem sentido da corrente. Teoricamente tanto faz estar na direita ou na esquerda. O problema pode ocorrer apenas se alguém aterra o neutro, ai precisa saber quem realmente é o neutro. A verdade é que a norma antiga 2P+T convencionou a fase a direita do terra quando este está em baixo, já a nova norma não especifica convenção do fase-neutro, apenas do terra que precisa ser sempre no centro.
Parabéns Eriberto, seu blog foi de muita valia.
Pessoal ajudem-me por favor.
Acabei de comprar uma tv nova. Navegando pelo forum da tv fui informado que ela virá com o novo padrão de plug três pinos, o problema é que não tenho nenhuma tomada desse tipo em casa (alugada), nem sei se alguma tomada é aterrada, e trocar as tomadas ou aterrá-las está fora de cogitação (por disposições contratuais)
Quais testes faço para ter certeza que estou ligando minha tv na polarização correta, e saber qual adaptador (extenção), estarão no padrão correto?
Desde já agradeço…
Boa noite à Todos,
Estou comprando algumas máquinas de produção de sorvete (como as do McDonalds) em um fornecedor asiático e o mesmo informa que todos os atuais clientes do Brasil compram com Plug europeu porém não entendi o motivo visto que nunca vi nenhum maquinário de uso doméstico com as mesmas características (nunca tive contato com maquinário profissional/semi-profissional).
Gostaria de saber se devo solicitar que façam adaptação para o modelo de Plug atual utilizado no Brasil (ou mesmo americano “chato” padrão) ou se deixo com o atual Europeu e utilizo um adaptador (não vejo lógica para tal).
Vale lembrar que será utilizado um estabilizador de voltagem em cada máquina pois segundo o mesmo fornecedor, o Brasil possui uma alteração constante de Voltagem e isso interfere no bom funcionamento das máquinas. Além disso talvez utilizemos estabilizador com Input 110V e Output 220V.
Abaixo algumas infos sobre o maquinário que podem ser necessários para auxílio na indicação de Plug:
Eletric Power: 220v, 60Hz
Installed Power: 2500W
Compressor Power: 1060W
Beater Motor: 1100W
Fan: 130W
Desde já agradeço ao site e à todos os colaboradores.
Abraços
Eriberto!
Muito obrigado pelas informações, bastante úteis, prestadas por você e a de alguns participantes.
Isso foi só para vender tomada!
Quem queria tomada aterrada fazia a sua! Como eu e muita gente interessada em segurança fizemos!
Burro que deixa o dedo nos contatos tem mais é que levar 220V no lombo isso é seleção natural menos um asno no mundo!
Os contatos dentro desta tomada nova estão bem menores que as antigas na antiga, tínhamos mais área de contato e assim maior condutividade elétrica menos desperdício em equipamentos de grande consumo.
Este padrão novo ocupa mais espaço na caixa da parede o que dificulta a instalação, vários lugares que tinha uma caixa pequena na parede tive que colocar uma grande (aquela que comporta duas tomadas) para poder instalar e passar melhor os fios.
Quando as tomadas vão aceitar fios de 10 mm?
Como vou ligar um aquecedor 110 v no inverno com fios 6 mm e deixar a noite toda ligado?
R: Nunca, pois vai esquentar e talvez até derreter a porcaria.
Solução fazer uma tomada 220 v para o aquecedor com dois fios de 6 mm ai pode até demorar mais um dia chega um destes asnos que deixa o dedo nos contatos e liga um aparelho 110v na tomada 220v mesmo que tenha um cartaz em cima da tomada dizendo 220v
Vixe… Quanta revolta….
Infelizmente as normas brasileiras ainda não prevêm oficialmente a possibilidade de termos tomadas diferentes para 127V e 220V em laboratórios de química ou oficinas. É recomendável que aparelhos que consumam mais de 1000W sejam ligados à uma rede de 220V (em nosso caso as estufas e pequenos fornos). Sei que é altamente marginal a existência de uma tomada de 220V (bifásico) obtida a partir de 2 fases e um neutro de uma rede 220/127V! Mas em aparelhos com resistências elétricas isoladas, com o devido aterramento da carcaça do aparelho, a coisa funciona. A antiga firma Peterco previa esta possibilidade com tomadas emborrachadas diferentes para 220 e 127V.
Mesmo tendo tomadas pintadas em vermelho, as tomadas de parede de 220V aceitam tomadas de 127V e estes aparelhos TORRAM!
Olá!
Minhas Duvidas foram praticamente 99% esclarecidas, creio que sempre haverá uma, porém
estou muito grato pelos dados adiquiridos ao meu sistema. De agora em diante irei fazer jus a verificaçao oficial das tomadas nos quais plugo algo que exija aterramento; já os plugs que são de dupla forma no encaixe por nao pedirem o terra, apenas a verificação básica que é apenas ver a corrente fornecida pela tomada e a que o plug exige.
Uma coisa vi que nao é nescessaria a inversao de lados num adaptador, cujo a funçao e fornecer apenas uma adaptação de entrada. Coisas citadas anteriormente eu as reforço com esta explicação: no modelo antigo cujo era Neutro(p/esquerda), Terra(p/baixo) e Fase(p/direita) o adaptador apenas terá a funçao de colocar o Terra que era p/baixo agora p/cima. Resumindo…Verifique a forma antiga e coloque a mesma posição da polarização do fase e neutro e apenas modifique a posiçao do terra e pronto! Terás o novo padrao de tomadas. Se lembra do velho terra para baixo sendo N-T-F apenas deixe assim msm e quando for fazer a instalação lembre-se apenas q o terra agora fica para cima, assim é bem mais facil de lembrar para que haja uma melhor compreençao do que foi mudado e muito mais rápida a resposta mental no qual vc so precisa lembrar da msm ordem antiga porem um adicional novo…Terra para cima!
Espero ter ajudado assim como me fiseram ajudando a entender melhor tudo isso.
Obs.: o 1% que restava de duvida é so em caso de controvérsias futuras numa nova linhagem melhorada, pode-se dizer q ajudou 100%.
Obrigado!
Tenho visto muita gente reclamando do problema de ligar equipamentos em tomadas com polaridade invertida.
Concordo com o Abdenego Santos. Equipamentos que funcionam com corrente alternada não precisam estar na polaridade correta. Funcionarão do mesmo jeito. Não tem problema de segurança, pois o neutro também deve ser isolado.
O motivo de se padronizar onde fica o fase e o neutro em uma tomada é porque ele influencia só em um caso: o caso dos autotransformadores. Devido ao neutro ser comum aos dois enrolamentos, se você ligar o fase onde deveria ser ligado o neutro na entrada do trafo, (note-se que os trafos geralmente não informam a polaridade correta) será criada uma tensão entre o terra e o neutro. O equipamento alimentado por um trafo ligado com polaridade invertida funcionará normalmente mesmo assim. O que acontece de ruim é que se você tiver um dispositivo de proteção com varistores entre neutro e terra, esses varistores atuarão. Por isso filtros de linha (que filtram mesmo, não réguas baratas) têm alerta de inversão de polaridade (alguns). Ligando o filtro (com varistores) invertido, ele será inutilizado, pois o varistor irá queimar (o que é normal, é assim que ele protege o equipamento, se sacrificando).
Espero ter esclarecido a questão da polaridade invertida. Não precisa esquentar tanto com isso, pessoal. Eu acho que as tomadas devem ser ligadas com a polaridade correta sempre, mas o mundo não vai explodir se sua tv estiver ligada invertida ou coisa parecida. Apenas tenham cuidado com transformadores. Lembrando que, independente das condições de segurança, SEMPRE lide com equipamentos elétricos desconectados da tomada.
Hehehe, dei uma pesquisada e achei isso:
http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=228583
é um post que explica o que acontece quando se inverte a polaridade de um autotransformador. Lembrando que em um transformador isolador isso não acontece.
Agora me veio uma dúvida: segundo a informação do autor, a polaridade em uma rede monofásica segue exatamente a mesma linha do manual de uma lavadora de roupas da Brastemp, a mesma posição do fase e do neutro, ok? Porém, em um esquema de instalação da Siemens, que vem com essas caixas de sobrepor AR-LI Ref: 8GB1 835-2MB00 a ligação está invertida!! O mesmo acontece neste documento que encontrei no site da Siemens: http://www.industry.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/Sistema-Ar-Lig/Documents/ar-lig_ca_c01_ind3.pdf A questão é…QUAL é o padrão? Mesmo que a polaridade não interfira no funcionamento, toda instalação deve ter um padrão correto?
Na faculdade onde trabalho. Pof reclama porque as tomadas foram instaladas tendo o fase na direita; neutro na esquerda e o terra embaixo. Aonde está errado?
Uma questão curiosa:
Numa instalação 220/127 V, a concessionária fornece o condutor neutro que é multi aterrado no sistema distribuidor.
O neutro é aterrado inclusive na caixa de medição na malha terra do consumidor.
Numa tomada de 127 V temos nos 3 polos: fase neutro e terra.
Uma vez que o neutro é aterrado na entrada, não vejo a nessecidade de instalar o fio terra porque a meu ver é a mesma coisa que o neutro, assim fazer um jumper dos polos neutro e terra na tomada não atende a necessidade da instalação?
Grato
Enfrentei este problema ao comprar adaptadores do padrão novo para o antigo da marca Davena e SMS(este mais caro que o primeiro). O da SMS funciona, enquanto o da Davena inverte a polaridade. No manual do equipamento que ligaria a tomada anula a garantia se houver a inversão. Cobrei a Kalunga(vendedor) e a Davena(fabricante) que tem conhecimento do problema, sendo que informaram que no futuro será resolvido com um novo modelo. Apresentaram cópia do certificado de conformidade INMETRO. Inconformado com o fato de quererem que o mico fique com o consumidor, abri uma representação na Promotoria de Justiça do Consumidor sob Representação nº 43.161.531/11 SIS – 43.161.519/11 SMA – 2º PJ
e chamado no INMETRO sob SAC de nº 392759/11. Os emails são: ouvidoria@inmetro.gov.br mohenriques@inmetro.gov.br no INMETRO e pjconscap@mp.sp.gov.br na Promotoria.
Penso que todos deveriam fazer coro para esta demanda, sendo que posso enviar cópia dos emails trocados com ambos Órgãos, que afirmam estar tomando as medidas cabíveis na proteção do consumidor. O meu problema foi resolvido, mas acho um absurdo deixarem nas prateleiras um produto que sabidamente tem um vício. Das duas, uma solução tem que ser dada: ou a garantia de equipamentos eletrônicos é dada mesmo ligando-se em tomadas com polaridade invertida, ou os responsáveis(fabricantes) que construiram adaptadores que invertem a polaridade retiram estes do mercado.A conta da mudança do padrão já é paga pelo consumidor, será que a conta deste erro será do consumidor também? Eu não concordo com a conta do meu lado e tomei as providências que julguei adequadas. Se mais pessoas pensarem desta forma e agirem cobrando tenho certeza que o problema não ficará por nossa conta. Mexam-se!!
Temos que levar em consideração sim as polarização das tomadas, pois existem em muitos aparelhos eletrônicos principalmente nas fontes de computadores e PABX etc. os varistores e supressores são componentes de proteção para o equipamento contra surtos de energia e são ligados paralelamente entre N T F se a seqüência for invertida eles não farão os trabalhos corretos alem de os equipamentos ficarem dando choque nas carcaça como e o caso dos computadores.
Há… e quando e duas fases 220v? Ou e automatizado por componentes eletrônico o juste ou tem uma chavinha que deve ser selecionada a voltagem correta da tomada onde já vai fazer as mudanças nos circuito da placa eletrônica, ai nesse caso não importa a polarização, mas quando tem o neutro teque prestar atenção. Vlw
Espero ter ajudado. Abraços
Vale a pena lembrar que a função do terra é aterrar a carcaça metálica de aparelhos elétricos, evitando possiveis choques ao manipular o equipamento energizado. Pelo terra o permitido é circular, no máximo, 50mA, já pelo fio neutro o retorno de corrente é respeitável. Só não temos corrente circulando pelo neutro no caso de circuitos trifásicos perfeitamente balanceados.
Pessoal,
Tenho duas colocações a fazer:
Primeiro com respeito a padrinização, que gostei muito desde o começo, onde não teremos mais com que se preocupar num futuro próximo com as tomadas. Vocês já olharam com mais atenção para uma tomada qualquer para ver a quantidades de furos que tem, que tipos de plugs aceitam. Pensem mais um pouco e veram que se tratam de gambiarras oficiais, não acham? Alem do mais, o Brasil não tinha algo que normalizasse as tomadas e agora tem. Acaba com essa hitória de qualque aparelho estrangeiro estar no Brasil e NÓS temos que nos adaptar. Chega, né?
Segunda colocação é a respeito da “polarização”, que não é um termo adequado para corrente alternada. Como sabemos, a consecionária de energia elétrica entrega para uma residência, basicamente, fase e neutro. O terra tem que ser feito na residência. Destes 3 fios, o que realmente da choque é o fase. Em aparelhos com chave liga e desliga (não estou falando dos aparelhos com standby com simbolo liga e desliga) é interessante interromper o fase pela chave para não deixar a maior parte do equipamento exposto à fase, dando choque. Dai a importância de se determinar qual o pino fase na tomada e no plug também, por consequencia.
É isso ai. Abraços a todos,
Luis Carlos Braga
Tec. Eletrônico.