Instalação do MediaWiki no Debian Etch

De Eriberto Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Twitter.png

by (C) João Eriberto Mota Filho <eriberto (a) eriberto pro br>

Artigo criado em: 20 de maio de 2007.

Última atualização: veja o rodapé desta página.

Tiny URL ou bit.ly: {{{2}}}



Preparação básica

Inicialmente, execute:

# apt-get install apache2 mysql-server mediawiki

Depois de instalar os pacotes necessários, crie uma senha de root para o MySQL com o comando:

# mysqladmin -u root password 'senha'
Exclamacao36.png Não deixe de criar a senha de root do MySQL para não comprometer a segurança!

A seguir, faça uma cópia do diretório /var/lib/mediawiki1.7 em /var/www/wiki (o nome do diretório do MediaWiki poderá mudar se uma nova versão for lançada). Para isso, utilize o comando:

# cp -a /var/lib/mediawiki1.7 /var/www/wiki
Exclamacao36.png O diretório /var/lib/mediawiki1.7 possui diversos links simbólicos que apontam para /usr/share/mediawiki1.7. A parte pesada do MediaWiki (12 MB) está neste último diretório. O diretório /var/lib/mediawiki1.7 possui apenas 67 KB e você poderá criar vários wikis dentro de /var/www, bastando alterar o nome de destino (que, no caso, foi wiki).

No Debian, o Apache2 é posto no ar pelo usuário www-data. Assim sendo, é necessário alterar o dono e o grupo do diretório /var/www/wiki para www-data. Utilize o comando:

# chown -R www-data.www-data /var/www/wiki


Configuração do MediaWiki

Para configurar o MediaWiki, entre em um navegador web (Mozilla Firefox / Iceweasel / Konqueror, por exemplo) e chame o diretório /wiki do Apache2. Se estiver na mesma máquina na qual o MediaWiki foi instalado, digite no navegador:

http://localhost/wiki

Se estiver em outra máquina, utilize:

http://ip_ou_nome_da_máquina/wiki

A seguinte página será mostrada:


Mediawiki debian.jpg

Clique no link setup the wiki para iniciar a configuração do MediaWiki. A partir de agora, siga os procedimentos mostrados no item Configuração básica do serviço, existe no artigo Instalação do MediaWiki em sites pessoais em WebHostings.

Exclamacao36.png Não esqueça de seguir as orientações finais mostradas depois que você submeter o formulário e a configuração for realizada. Essas orientações são essenciais para a segurança e o funcionamento do MediaWiki e consistem em mover o arquivo /var/www/wiki/config/LocalSettings.php para /var/www/wiki/ e atribuir a permissão 640 com o comando # chmod 640 /var/www/wiki/LocalSettings.php. A seguir, remova todo o diretório /var/www/wiki/config.


Veja também

Instalação do MediaWiki em sites pessoais em WebHostings

Controle de acessos


Consulte também o contador abaixo, iniciado em 20 Mai 07, além do gráfico acima.