Sobre o site

Criei o meu primeiro site em 1998. Chamava-se Hardware Help e está extinto. A partir desse, vários outros foram surgindo, como o de Iptables que existe até hoje. Com isso, senti, em 2005, a necessidade de agrupar todos esses sites em um ponto central. Assim nasceu o domínio eriberto.pro.br.

Estilo antigo do site Eriberto.pro.br. Clique para ampliar.

De 16 de maio de 2005 até 03 de outubro de 2011, o site teve uma "cara" HTML simples, como pode ser visto ao lado (figura que mostra a aparência na sua última aparição).

Em setembro de 2011, em virtude da ampla utilização de CMS no mundo e da dificuldade de edição do HTML, que sempre tinha que ser baixado e "uploadeado", resolvi mudar a tecnologia. Eu precisava de algo mais prático e queria também que fosse atraente. Assim, optei por uma ideia antiga, que era utilizar o WordPress como CMS.

O WordPress é, sem dúvida, o mais renomado sistema de blogs que existe. No entanto, o que muitos não sabem, é que o mesmo pode ser facilmente utilizado como plataforma para sites da web, bastando alguns ajustes na configuração. Esses ajustes são nativos e casam com diversos temas, não havendo a necessidade de alteração de código. Veja algumas vantagens do WordPress:

  • É um Software Livre e gratuito. Isso facilita o desenvolvimento de facilidades extras diversas.
  • Possui excepcional estabilidade e segurança.
  • É de facílima utilização (mais até do que muitos CMS famosos).
  • Possui amplo suporte técnico, uma vez que é o sistema de blogs mais utilizado no mundo.
  • Está consolidado no mercado mundial.
  • Possui vasta gama de temas e plugins (sempre é bom alertar sobre a possibilidade de plugins, que são feitos por terceiros, introduzirem falhas de segurança).
  • É utilizado por entidades extremamente sérias e respeitadas como CNN, eBay, Ford, NASA, New York Times e Sony. Há algumas relações, criadas em 2010 e 2011, mostrando quem usa o WordPress. Algumas delas:

Em breve, pretendo escrever no meu wiki um artigo sobre como utilizar o WordPress como CMS.

Por fim, como eu já disse na primeira página do site, a figura no topo mostra uma aeronave Boeing 737-800 no momento da decolagem. Escolhi essa foto porque a aviação é uma grande paixão na minha vida, como muitos sabem. Ainda, a minha foto, existente também na primeira página, é de outubro de 2011.

Obrigado pela visita e pelo interesse!