Blog casual de João Eriberto Mota Filho
RSS icon Email icon Home icon
    Imprimir post Imprimir post
  • Retirando manchas do vidro do carro (chuva ácida?)

    Posted on fevereiro 14th, 2009 Eriberto 166 comments

    carroTudo começou há alguns meses. Um bando de manchas estranhas, parecendo óleo, apareceram na parte externa dos vidros dianteiro e traseiro do carro. Logo constatei que não tratava-se de óleo pois, ao passar o dedo com força, as manchas continuavam lá e o dedo não ficava oleoso. O problema ficava grave quando chovia, pois eu começava a perder visibilidade.

    A verdade é que tentei de tudo para remover as manchas: limpa vidros, álcool, querosene, detergente, jornal, oração, homeopatia etc. Nada adiantou. Comecei a pesquisar na Internet e cheguei à conclusão de que tratava-se de manchas causadas por chuva ácida. Nisso, descobri, no Mercado Livre, um produto chamado Transparex, que o vendedor dizia ser próprio para a remoção de manchas (incluindo chuva ácida) de vidros, principalmente em box de banheiros e em automóveis. Comprei o produto. Ao ler as instruções do fabricante na embalagem, estava bem claro: "não passar no vidro dianteiro de carros na região onde atuam as paletas". O problema é que o ácido sulfônico, princípio ativo do produto, realça pequenos e grandes riscos que possam ter sido gerados pelas paletas do limpador de para-brisas. Isso me deixou furioso pois o vendedor, na minha opinião, omitiu este fato para vender. Mas resolvi arriscar, afinal o carro era novo (menos de 1 ano - 15.000 Km). Resultado: ganhei um monte de risquinhos no vidro e nada das manchas saírem.

    Hoje choveu muito e tive que usar o carro de noite. Um verdadeiro inferno: não enxergava bem a rua. Comecei a pensar e lembrei de que limpava os meus aquários com bicarbonato de sódio. O efeito era surpreendente. O bicarbonato retirava, facilmente, manchas brancas do vidro, causadas por água muito alcalina. Retirava algas também. Fazia milagre mesmo. Ainda, pensei: se a chuva é ácida, a mancha também é. Bicarbonato de sódio é alcalino. Então, os dois vão reagir a se anular. Bem, fui no Extra 24h, comprei uma esponja de lavar louças nova (a Scotch-Brite, que tem um lado amarelo e o outro verde) e um saquinho de bicarbonato. Molhei o vidro do carro e a esponja. Passei o bicarbonato no vidro com o lado "bombril" (lado verde) da esponja. Voilà! Desapareceram as manchas. Simples e rápido. Só não devemos esquecer de limpar muito bem as paletas também, para não manchar de novo o vidro.

    Um teste a ser feito: limpeza do box do banheiro (blindex) com bicarbonato para ver se tira aquelas manchas de sabonete que ficam parecendo sujeira. Também são difíceis de serem retiradas. Pelo menos nessas o Transparex funcionou bem.

    Uma lição aprendida: principalmente em viagens, é bom ter uma esponja e um saquinho de bicarbonato de sódio no porta-luvas. Tenho certeza de que ele será eficiente também contra óleo e contra aqueles bichinhos que grudam no vidro.

    Agora vou começar a pesquisar o efeito do bicarbonato em metais, pois estou pensando, desde que não cause danos, em substituir o sabão do tanque de água do carro por bicarbonato. Mas isso tem que ser bem estudado. Se eu chegar à conclusão de que não agredirá a lataria, vou testar e colocar o resultado aqui. Se alguém for engenheiro químico ou tiver alguma boa experiência, por favor ajude, comentando este post. Ao terminar de escrever este post, resolvi dar uma googada sobre efeito do bicarbonato em metais e, dentre outros sites, encontrei este bog: http://lacos.wordpress.com/2008/01/17/bicarbonato-de-sodio-e-suas-mil-e-uma-utilidades.

    Grande abraço!

    PS: para entender a "chuva ácida", procure por ela no Google. Há milhares de sites explicando.

     

    166 responses to “Retirando manchas do vidro do carro (chuva ácida?)” RSS icon

    • Para tentar buscar uma resposta mais rápida para a questão bicarbonato/pintura/lataria, postei uma pergunta no Yahoo. O link é http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090213232938AAiQ7rV.

      []s

    • Vou tentar fazer isso no meu carro também!

    • Depois nos diga os resultados. Cuidado com a pintura!

    • Meu carro tem manchas de cloro nos vidros, será que tira elas?

    • É bem possível que sim...

    • Meu carro tbm tem manchas de cloro nos vidros, ja tentei de tudo. mas vou testar o bicarbonato...

    • Olá Eriberto,

      Comprei um carro com 10 anos de uso e depois percebi que estava com essas manchas de chuva ácida no vidro. Fui em vidraceiro de carro, lava-rápido, funileiro e ninguém sabia como resolver. O lava-rápido disse que podia tentar polir o vidro. O vidraceiro disse que isso poderia deixar o vidro com "grau" (como óculos) e que causaria distorções, dor de cabeça, etc, a solução que ele deu foi trocar todos os vidros (R$ 650,00)... Depois que li a sua dica fui correndo comprar bicarbonato de sódio, porém tentei e não saiu, acho que as manchas do meu carro são muito antigas.
      Pesquisando um pouco mais achei um centro automotivo que aplica um ácido justamente para tirar mancha de chuva ácida. Vou levar daqui uns dias lá, o meu carro é um siena e me disseram que custa R$ 65,00. Não estou fazendo propaganda mas será útil para que tiver o mesmo problema que o meu, site da loja: http://www.ziebart.com.br/

    • Só tenha cuidado... Se tiver ácido sufônico em excesso, vai deixar o vidro todo riscado. Nos conte o que aconteceu.

      []s

    • Eriberto,

      No meu caso, não é mancha causada por chuva ácida, mas por sabão. A pessoa que lavou o carro, deixou ele todo molhado de sabão e só voltou quando já estava seco. Resultado disso, foi um monte de manchas, parecendo "escama de peixe". Será que bicarbonato de sódio resolve nesse caso ?

      []'s

    • GALERA..BOAS PRA TODOS....SOU PROFISSIONAL RESTAURADOR DE VIDROS DESDE REMOÇÃO DE MANCHAS QUÍMICAS, RISCOS E IMPERMEABILIZAÇÃO DE VIDROS, REMOÇÃO DE NÚMERO DE CHASSI EM VIDROS E GRAVAÇÃO DE NÚMERO DE CHASSI EM VIDRO...ESTIVE VENDO AS DÚVIDAS DE VCS E AS RESPECTIVAS PESQUISAS DE ENORME VALOR PARA O CONHECIMENTO DE TODOS...MAS DIGO UMA COISA...O QUE É DE VIDRO..É DE VIDRO....NADA MAIS, EXPERIÊNCIA PRÓPRIA...O BICARBONATO FUNCIONA SIM..MAS COM O TEMPO OCASIONA OFUSCAMENTO DO VIDRO...TRANSPAREX FUINCIONA SIM..SÓ EM MANCHAS LEVES..POIS AQUELAS QUE NENHUM PRODUTO QUÍMICO REMOVE..AI É MEU TRABALHO...MEU TRABALHO É ALÉM DOS EFEITOS DOS PRODUTOS QUÍMICOS EXISTENTES NO MERCADO..MAS PRA TUDO TEM LIMITES..E PRO VIDRO TAMBEM..NÃO EXISTE MILAGRE,,E SIM TÉCNICA E MATERIAL PRÓPRIO PARA TAL FATO..AGRADEÇO AO IDEALIZADOR DESTE FORUM E PELO ESPAÇO CONCEDIDO...ALGUEM QUE QUISER CONHECER MEU TRABALHO MELHOR:
      http://www.adoosbrasil.com/post/5158010/doctor_of_glass_restauraaao_de_vidros_remoaao_de

      OBRIGADO ERIBERTO...ABRAÇOS Á TODOS..E NÃO FAÇAM BESTEIRA NOS VIDROS DOS CARROS DE VCS..

      ASS: DOCTOR OF GLASS

    • me desculpem pela letra do texto acima ser maiúscula...me preciptei..

      obrigado

    • Para Jorge:

      Hum... Essa eu não sei resolver. Sou apenas um simples proprietário que tentou de tudo até conseguir... :-)

      Se você tentar, nos diga o resultado.

      Abração!

    • Doctor of glass:

      Obrigado pela sua participação no meu blog. Com certeza, o seu conhecimento técnico foi importante para todos. Por favor, deixe mais orientações e opiniões.

      Grande abraço!!!

    • Ok eriberto...sempre que eu puder estou a disposição á quem interessar sobre remoção de manchas químicas e riscos em vidros temperados e automotivos...no tópico acima onde deixei minha 1* mensagem eu coloquei um link lá pra acessarem e verem o meu trabalho a nível de conhecimento de todos..pois o link do anuncio foi removido..me desculpe agora vai outro link:
      http://ribeiraopreto.olx.com.br/doctor-of-glass-remocao-de-manchas-quimicas-e-riscos-em-vidros-automotivos-e-temperados-iid-27995461

      aproveitando a oportunidade...eriberto...to pensando em abrir um blog..ou coisa assim..para assuntos mais específicos e direcionados ao publico diretamente...exemplo.: remoção de manchas químicas---restauração de micro riscos em pintura automotiva..insulfim´s..etc..vc tem alguma idéia sobre onde partir por este principio??? qualquer coisa---> doctorofglass.br@gmail.com
      att:

      DOCTOR OF GLASS

    • Doctor of glass:

      Acho uma excelente idéia. Muitas pessoas estão precisando de orientação especializada. Eu apenas fiz uma experiência e relatei a mesma. Mas não sou um profissional do ramo e não tenho muitas informações além da experiência. Assim, seria bom se você pudesse dar conselhos e dicas por intermédio de um blog. Se quiser uma indicação, eu hospedo o meu site na OperationTo. Eles têm um ótimo preço, um serviço de qualidade e uma extrema preocupação com o cliente. O site deles é http://www.operationto.com .

      Grande abraço!

    • DOCTOR OF GLASS

      ok eriberto...vou checar e te aviso quando estiver no ponto de bala...apesar que to tentando montar meu site no microsoft office publisher..de forma caseira..mas com muita orientação..e sem gastar..rsrsrs
      att:
      doctor

    • meu caro e antigo e os vidros sao manchados com aquilo que parece escama de peixe sera que bicarbonato resolve obrigado

    • pow comprei um puma gte ano 1980 e todos os vidros sao originais e verdes mas estao manchados devido a sua idade, gostaria de saber se corro o risco de danificar ou deixar mais manchado do que ja esta, pois nao encontro outros vidros originais no mercado !!! obrigado !!!

    • DOCTOR OF GLASS

      ERIBERTO..SAUDAÇÕES..ESTOU COMEMORANDO A MINHA NOVA EXPERIÊNCIA QUE TRÁS O RESULTADO EM RESTAURAÇÃO DE VIDROS NA REMOÇÃO DE MANCHAS QUÍMICAS MAIS SIMPLES...E OBRIGADO PELO ESPAÇO AMIGO...LOGO LOGO...BLOGDOCTOROFGLASS HEIM...FORUM DE TROCA DE IDÉIAS E EXPERIÊNCIAS AUTOMOTIVAS EM RESTAURAÇÃO DE PINTURAS,,VIDROS,,LANTERNAS,,ETC....

      ATT:

      DOCTOR OF GLASS

    • Opa! Fico feliz pela sua participação. Blog sem comentários e muita movimentação não é blog!!!

      []s

    • qual a quantidade de bicarbonato usado? muito?

    • Eriberto...

      Boa sacada a sua quando a neutralização da chuva ácida com o bicarbonato de sódio!!

      Agora quanto a utilização do bicarbonato no tanque reservatório, não seria uma boa idéia, pois a característica química do bicarbonato de sódio é a de um SAL ALCALINO, por isso reagiu e limpou o vidro, mas quando você colocá-lo no reservatório, em sua diluição haverá o sal NaCO3 + H2O e esse sal diluido, com o tempo atacará a lataria do carro causando ferrugem e literalmente "comendo" a mesma, sem contar que ficará presente no vidro, reservatório, mangueiras e paletas resíduos desse sal após a evaporação da água!

      Caso você queira fazer um teste, disolva o produto (ou o sal de cozinha comum) em um pouco d'água e ponha para ferver até a secagem completa da água, você verá um resíduo branco no fundo, que trata-se do sal após a secagem total da água!
      É formado esse "sólido" devido o Na(sódio) ser um mineral e não evaporar, como acontece com o Cloreto de Amônio, em que ambos os caso são voláteis após a evaporação da água ou ao aquecimento, mas cuidado com esse último, caso você dissolva o produto e tente evaporá-lo você sentirá um cheiro muito forte de Amônia.

      Sou técnico em química, Engenheiro de Materias e muito curioso quanto a reações químicas!!rss

      Outro detalhe, nunca misture ácidos fortes (muriático, por exemplo) com bases fortes (soda caustica), um neutraliza o outro, porém, a reação é explosiva.

      Espero ter ajudado na sua dúvida!

      um forte abraço.

    • Renato,

      Despejei na esponja molhada e passei no vidro. É importante lavar bem depois.

    • Leonardo,

      Muito obrigado pelo seu comentário. Muito esclarecedor.

      Abraços.

    • Olá Eriberto, bom dia!

      Os vidros do meu carro estão com essas bendidas manchinhas...
      Na sexta-feira foi colocado película nos vidros...
      No sábado pela manhã percebi as manchas...pensei que era da película...levei o carro lá...
      ...o rapaz explicou que era por fora...não tinha nada a ver com a película...indicou um lugar para polir os vidros...
      Não fui...
      Pesquisei na Net...
      Tentei jornal úmido...e nada!
      Hoje tentei o bicarbonato de sódio...
      Fiz o seguinte: Molhei o vidro e a esponja. Passei o bicarbonato com a esponja do lado amarelo...não tive coragem de passar com o lado "bombril",rss...medo de "riscar" o vidro...
      ...será que foi isso que não deu certo???
      Valeu!

    • Oi Bia,

      Agora ficou difícil... Você consegue ter a certeza de que o problema é do lado de fora???

      No supermercado tem uma esponja azul que promete não riscar nunca. Usa essa se estiver com medo. Mas você tem que se certificar do que realmente está acontecendo. Para poder tomar a melhor providência.

      []s!!!

    • olha no meu carro naoo saiuuu
      q saco essas manchinhassssssssss

    • bom meus amigos , hj fui levar o carro da minha esposa para lavar e como ele estava parecendo uma lixa mandei polir tbm , resumindo o dono do lava jato me mostrou os vidros que estavao todos manchados , ele disse que era "chuva acida" e que aqui na cidade (foz ) so ele removia essas manchas, fica R$ 150,00 ( achei muito caro ) e entao ele passou um produto dizendo que era da Wurth removerdor de chuva acida em uma pequena area do vidro (com uma palha de aço ), estava numa garafa pet , achei meio estranho tinha cara de produto caseiro, entao cheguei em casa resolvi achar um produto que removesse aquelas manchas, assim como nosso amigo eriberto passei de tudo massa , polidor , vidrex, fim de obra etc. nada surtiu efeito , ja desanimado guardando os produtos achei um vidro na prateleira da minha sogra , tipo um detergente de lavar panelas da brilho em aluminio e inox , para meu espanto começou a funcionar removeu 80% das manchas, agora vou testar o bicarbonato misturado com cera de polir e esse detergente , posto as novidades amanha

    • DOCTOR OF GLASS .................................

      falou falou comentou fez o comercial, usou caixa alta
      e não deu nem uma dica ?

    • DOCTOR OF GLASS

      ALeXBoTTi...saudações..o que é de vidro é de vidro..mas somos eternos cientistas e realizamos vários testes até chegar a uma conclusão do que serve e do que não serve..da mesma forma que pesquisei e encontrei uma formulação da qual tem resultado positivo de fato.., serve de base a minha dica que ..O QUE É DE VIDRO É DE VIDRO....princípio básico para iniciar uma busca de respostas quanto algo eficiente para remoção de manchas quimicas.Detalhe do meu comercial que você mencionou, é que Não vendo o produto..apenas realizo as remoções de manchas químicas com ele.Vendo meu trabalho..e não o produto.Para maiores informações estou a disposição. abraços á todos....

    • Boa noite, meu carro teve os vidros manchados com metacil, simplismente não consigo tirar as manchas ocasionadas pelo mesmo, o que posso fazer ???

    • DOCTOR OF GLASS

      ROGERIO boa noite..realmente este produto é para remoção de emplastos de graxa,óleos,e utilizado em lavagem de chassis de caminhões.carretas..etc é um produto de alto nível de acidez e é alcalino. Em contato com o vidro pode ocasionar esbranquiçamento dos vidros com leve aparência de apereza.Tenta passar algum creme hidratante á BASE DE ÓLEO DE ALGODÃO...caso volte um pouco o brilho do vidro é porque o esmalte do vidro sofreu roptura na superfície e alterado sua estrutura e deve-se então polir com equipamento própio ...para voltar o brilho e nitidez do vidro.Alguem pode levar na zueira o fato de creme hidratante á BASE DE ÓLEO DO ALGODÃO..mas eu to falando sério...tente e me fale o resultano no seu caso ok..abraços...

    • Olha, tem um produto da 3M chama " elimina Riscos 3 M" que promete que retira todas as manchas dos vidros, custa 17 reais eu ainda não usei vou comprar pra ver se funciona depois falo o resultado.

    • olá, quero compartilhar minha experiência....resolvi o problema das manchas dos vidros no meu gol com a cera de polir automóveis e bombril....não deixou nenhum risco, devido à cera....é bastante trabalhoso, mas remove todas as manchas...abraço, boa sorte a vcs...

    • eu usei muito sabao com bombril passei de vagar para nao ricar fico lisaum funciou

    • Prezado Srs.
      Existe no mercado um produto chamado tira mancha. Realmente ele funciona, mas tome cuidado em passar ele com Bombril. Eu passei com Bombril e os riscos ficaram aparecendo. Paguei R$15,00. Cuidado para não deixar cair na roupa ou na pintura, pois, esse produto mancha. Dados do produto: Distribuido por MD Car com prod aut. e-mail fabricante: mdcarbr@gmail.com. Codigo de barras: 7898047062692.

    • massa de polir numero 2 e bombril fica novo
      experimentei de tudo iria remover as peliculas mas um amigo me mostrou pegou a massa de polir numero 2 e um bombril e deu uma passadinha ficou zerrado cheguei em casa e em 1 hora tava resolvido o problema que me encomodava a meses

    • Hélio Volpi Jr.

      Pessoal,

      Hoje tive uma grata surpresa: depois de tentar de tudo (menos bicarbonato - pois ainda não havia visto)- para tirar as manchas do meu fusca 79 que comprei recentemente, resolvi utilizar o Deterjet - da KARCHER, um detergente gel, amarelo e bem grosso, muito concentrado - que utilizo para lavar os meus carros - e apesar de ter dado muito trabalho, ficou 90% melhor.
      Como eu fiz: utilizei uma esponja de aço com este deterjente e um pouco de água para fazer um pouco de espuma, em seguida eu retirarva toda a espuma com uma flanela velha, onde estas manchas persistiam, eu esfregava de novo.
      Foi o melhor resultado que obtive.

    • boa noite amigos gosteria de saber como posso retiras o Nº do chassi no vidro, sem denificalo, pos comprei um vidro no ferro velho e não notei que o mesmo estava gravado.

      obrigado

    • Meu amigo, ontem eu visitei seu blog a procura de uma solução para as manchas nos vidros do meu carro, e li sobre o drama de muita gente.
      Um sujeito como eu que nem manda lavar o carro no lavajato, porque o meu serviço fica melhor - passo dois dias lavando o carro - imagina o meu sofrimento vendo aquelas manchinhas nos vidros. Pois bem, lendo os comentários aqui, botei a cachola pra funcionar e... eureka, descobri!
      Aqui vai a receita:
      - Um frasco de limpa vidros vidrex Veja.
      - Uma esponja de lavar louça - aquela amarelo e vermelho, nada da verdinha.
      - Um pacote de palha de aço fina, Bombril.
      - Uma lata de massa de polir nº 2, auto shine.
      - Duas flanelas.

      Limpe bem os vidros, não deixe poeira, pois ela pode arranhar o vidro ao esfregar. Espalhe a massa pelo vidro e esfregue usando a esponja e a palha de aço - a esponja é para proteger sua mão. Faça movimentos circulares com força moderada até sumirem as manchas. Limpe toda a massa com uma flanela. Caso não esteja 100%, repita a operação atentando para os cantinhos não alcançados. Depois é só dar um acabamento com outra falnela, aplicando o limpa vidros.
      Cuidado pra não passar a palha de aço na lata!
      Obs:. as marcas dos produtos foram as que eu usei, podem usar outras marcas.
      No meu carro, um Gol, gastei cerca de uma hora e meia para limpar todo; com excessão do parabrisa.
      Façam isto, depois me digam o resultado, pelo meu e-mail, pr.junilsonpr@hotmail.com

    • Ola
      Eu comprei um new civic 2007 zerado, so que eu nao reparei que no vidro dianteiro tem uma mancha de escorrido, ta parecendo mancha de arvore, mas parece que penetrou no vidro, o que eu posso passar para remover ? me falaram para passar massa de polir nro 2 com bombril, mas to com medo de aparecer um monte de risquinhso depois.
      Sera que existe algum produto acido que remova isso ?
      Nem o dono do carro sabe me dizer o que pode ser aquela mancha ...
      No aguardo

    • Olá para todos, o meu problema é o seguinte, comprei o carro e o cara escreveu no para brisa dianteiro com alguma tinta e agora sempre quando chove, meio embaça e aparece o preço do carro,rs...temtei limpa vidros e nada...o que vcs acham?

    • Meu carro está com manchas no vidro traseiro e dianteiro. percebi que na lage da garagem havia um vazamento porém achei que não era nada de mas aquela água que pingava no parabriza as vezes.Foi ai que percebi que o vidro estava manchado naquele local onde pingava.só poderia ser dali pois a mesma mancha apareceu no vidro traseiro quando guardava o carro de frente na garagem. Alguém saberia me dizer que tipo de mancha poderia ser? será que pode ser alguma reação química da ferragem da lage? ou até mesmo essa chuva ácida já passei vidrex, vinagre e nada vou esperar o carro vir da oficina para tentar um outro produto. a mancha parece que tipo um óleo fica aquele arcoíris nela.
      agradeço desde já!

    • DOCTOR OF GLASS

      LUCIANO...o que ocorreu no parabrisa do seu carro é que qualquer objeto, tinta ,etc usada acaba por ser um tapume (tampo)no vidro e na película de pvb do para brisa. Com isso forma-se uma sombra imperceptível, e ela aparece quando olhamos o vidro em ângulos diferentes, quando lava o para brisa e quando faz frio, embaça o parabrisa devido que, onde formou a marca do preço não esta " queimada " por igual pelos raios solares.Para entender melhor seria como pintar um quadro e colocar a nossa mão em determinada parte a tela..e mandar alguém pintar toda tela de azul(exemplo) e pintar a sua mão junto...de forma que ..você retira a mão dai uns 20 minutos...quando a tinta secar..o que acha que aconteceu? È claro que onde a sua mão ficou apoiada na tela..não esta azul..ficando o formato da sua mão na tela sem tinta azul...é o mesmo que aconteceu no parabrisa do seu carro...e só desparece após um bom tempo, desde que o carro fique exposto ao sol para "queimar" o parabrisa de forma total.
      A expressão "queimar" aqui, é uma conotação de sombra-não tocada-não exposta.
      Acho que pode-se entender da forma que esclareci né..ok..abraços a todos...forte abraço eriberto..att:
      DOCTOR OF GLASS

    • DOCTOR OF GLASS

      LÉO...tente raspar a mancha com uma lâmina de aço própria para vidros, no local mencionado.Caso não sair a mancha..terá que polir o vidro com composto polidor próprio para vidro e equipamento tambem para polimento..ou procurar um profissional na sua cidade e resolver o problema.Probabilidade de restauração do parabrisa é de 100% neste caso.

    • DOCTOR OF GLASS

      LÈO e não usa esponja tipo scoth bride não..por favor...apenas raspar..até mesmo com um estilete profissional de instaladores de insulfilm dá certo..mas não use a bendita esponja..pois ela foi feita pra arear alumínio e ferro.

    • Boa noite amigos cientista. Bom passei a cera nº2 com bombrim no vidro da minha piscina e as manchas de chua ácida sairam, maaaasssss conforme a posição dos raios solares no vidro ele fica meio que esbranquissado, de frente ficou ótimo, o que deve passar para tirar o residuo da massa, pois ja passei tudo e não sai um grande abraço

    • DOCTOR OF GLASS

      José Elias, no seu caso somente polimento específico para remover o esbranquiçado do vidros...pois sempre digo..O QUE É DE VIDRO, É DE VIDRO.
      A cera de lataria automotiva somente exerce uma certa melhora momentaneamente, e quando os raiso solares incidem no vidro, a cera queima o esmalte da superície do vidro, deixando-o com aspecto inicial esbranquiçado..e mais a frente com o tempo você verá o que mais vai acontecer com o vidro. Forte abraço.

    • existe um tira manchas de chuva acida da Shine que é demais, vc aplica com uma palha de aço e um pano úmido par retirar o produto 10 segundos depois é mais fácil do que lavar o carro e não fica uma única mancha.

    • SOCORRO MEU CARRO É 2009 E OS VIDROS ESTAOCHEIO DE CHUVA ACIDA ,E PARA COMPLETAR APARECEU UMA MANCHA NO PARABRISA PARECENDO SUJEIRA E PARECE ESTAR NO MEIO DOVIDRO!!!ALGUMA SOLUÇAO ?OBRIGADO


    Leave a reply