Blog casual de João Eriberto Mota Filho
RSS icon Email icon Home icon
    Imprimir post Imprimir post
  • Retirando manchas do vidro do carro (chuva ácida?)

    Posted on fevereiro 14th, 2009 Eriberto 166 comments

    carroTudo começou há alguns meses. Um bando de manchas estranhas, parecendo óleo, apareceram na parte externa dos vidros dianteiro e traseiro do carro. Logo constatei que não tratava-se de óleo pois, ao passar o dedo com força, as manchas continuavam lá e o dedo não ficava oleoso. O problema ficava grave quando chovia, pois eu começava a perder visibilidade.

    A verdade é que tentei de tudo para remover as manchas: limpa vidros, álcool, querosene, detergente, jornal, oração, homeopatia etc. Nada adiantou. Comecei a pesquisar na Internet e cheguei à conclusão de que tratava-se de manchas causadas por chuva ácida. Nisso, descobri, no Mercado Livre, um produto chamado Transparex, que o vendedor dizia ser próprio para a remoção de manchas (incluindo chuva ácida) de vidros, principalmente em box de banheiros e em automóveis. Comprei o produto. Ao ler as instruções do fabricante na embalagem, estava bem claro: "não passar no vidro dianteiro de carros na região onde atuam as paletas". O problema é que o ácido sulfônico, princípio ativo do produto, realça pequenos e grandes riscos que possam ter sido gerados pelas paletas do limpador de para-brisas. Isso me deixou furioso pois o vendedor, na minha opinião, omitiu este fato para vender. Mas resolvi arriscar, afinal o carro era novo (menos de 1 ano - 15.000 Km). Resultado: ganhei um monte de risquinhos no vidro e nada das manchas saírem.

    Hoje choveu muito e tive que usar o carro de noite. Um verdadeiro inferno: não enxergava bem a rua. Comecei a pensar e lembrei de que limpava os meus aquários com bicarbonato de sódio. O efeito era surpreendente. O bicarbonato retirava, facilmente, manchas brancas do vidro, causadas por água muito alcalina. Retirava algas também. Fazia milagre mesmo. Ainda, pensei: se a chuva é ácida, a mancha também é. Bicarbonato de sódio é alcalino. Então, os dois vão reagir a se anular. Bem, fui no Extra 24h, comprei uma esponja de lavar louças nova (a Scotch-Brite, que tem um lado amarelo e o outro verde) e um saquinho de bicarbonato. Molhei o vidro do carro e a esponja. Passei o bicarbonato no vidro com o lado "bombril" (lado verde) da esponja. Voilà! Desapareceram as manchas. Simples e rápido. Só não devemos esquecer de limpar muito bem as paletas também, para não manchar de novo o vidro.

    Um teste a ser feito: limpeza do box do banheiro (blindex) com bicarbonato para ver se tira aquelas manchas de sabonete que ficam parecendo sujeira. Também são difíceis de serem retiradas. Pelo menos nessas o Transparex funcionou bem.

    Uma lição aprendida: principalmente em viagens, é bom ter uma esponja e um saquinho de bicarbonato de sódio no porta-luvas. Tenho certeza de que ele será eficiente também contra óleo e contra aqueles bichinhos que grudam no vidro.

    Agora vou começar a pesquisar o efeito do bicarbonato em metais, pois estou pensando, desde que não cause danos, em substituir o sabão do tanque de água do carro por bicarbonato. Mas isso tem que ser bem estudado. Se eu chegar à conclusão de que não agredirá a lataria, vou testar e colocar o resultado aqui. Se alguém for engenheiro químico ou tiver alguma boa experiência, por favor ajude, comentando este post. Ao terminar de escrever este post, resolvi dar uma googada sobre efeito do bicarbonato em metais e, dentre outros sites, encontrei este bog: http://lacos.wordpress.com/2008/01/17/bicarbonato-de-sodio-e-suas-mil-e-uma-utilidades.

    Grande abraço!

    PS: para entender a "chuva ácida", procure por ela no Google. Há milhares de sites explicando.

     

    166 responses to “Retirando manchas do vidro do carro (chuva ácida?)” RSS icon

    • Pessoal, resolvi meu problema com um produto do mercado livre, realmente funciona mesmo, REMOVEDOR DE CHUVA ACIDA 140 ML A 10,00 REAIS,
      podem comprar que realmente funciona mesmo, vi a qualificação do vendedor e todos que compraram aprovaram, abçs

    • Obrigado Wagner pela dica, comprei e realmente
      ficou como novo, e pode usar no parabrisas vlw
      segue o Link p quem precisar
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-449697631-removedor-de-chuva-acida-140ml-_JM

    • Willian Silva de Oliveira

      Consegui remover um risco grande causado pela palheta
      Do parabrisa. Utilizei bicarbonato de sódio com um pouco
      De oleo de motor, Boa noite! bjus; Te amo!!! Fazendo
      Movimentos circulares com a ponta do dedo, acabou sumindo,
      Depois só lavei o parabrisa com agua e detergente para tirar os
      Resíduos.

    • Boa tarde!
      Tem um produto especifico para tirar este tipo de manchas.
      Achei ele bem conceituado, ja que participou de um teste em revista de carros, tendo um ótimo resultado.
      é o AC-40 da marca Prolitec.

      http://www.prolitec.blogspot.com.br

    • silvia cristina dos santos

      ola será q pode me ajudar mandei por isofilme nos vidros do meu carro e ficou manchas escorridas como se fossem sabão nao limpam nem por dentro nem fora desconfio q esta entre os dois so percebi depois q passou o tempo nem posso mais reclamar com o cara q fez o serviço,tem alguma dica ou so trocando mesmô? grata abraço

    • Oi Amigo!
      Comprei o bicarbonato e fiz o teste mas não removeu totalmente ainda ficou respingos consideraveis...
      O produto que vc falou que destaca os riscos seria o AC40? Será que preciso deixar o bicarbonato reagir mais? Você poderia dar mais detalhes de como vc fez pra remover?
      Obrigado!!

    • Orpheu Gaspar Puglia

      Uma pergunta.
      O bicarbonato terá que ser diluido em agua ou aplica-se o próprio pó?
      Meu carro está com todos os vidros prejudicados
      Obrigado
      Um abraço

    • Uso o pó direto na esponja molhada.

      []s

    • olá parabrisa do meu carro esta todo manchado tipo ferrugem água de poço que eu lavei no lava jato não consigo tirar

    • Natalia Maueski

      Quanto tempo deixo o bicarbonato agir no vidro?

    • Boa noite,
      fiz todo o processo que você cita acima,acontece que o vidro do carro,ficou todo riscado ao aplicar o bicarbonato na esponja scotch brite lado verde,bombril,removeu uma grande parte da chuva ácida,mas em contra partida,ganhei outro problema. os riscos no vidro.
      foi uma roubada,esta dica.

    • Boa noite,
      como faço para tirar riscos do vidro automotivo?

    • Minha esposa utiliza removedor, daqueles utilizados para limpeza caseira, principalmente para limpar o box do banheiro. Eu, particularmente, gosto de utilizar uma palha de aço (tipo bombril) seco, dá um pouco de trabalho mas fica bem limpo.

    • É instantâneo, Natália.

    • Junior, ontem mesmo fiz no meu vidro. Já fiz várias vezes. Só se o seu bicarbonato estiver empedrado. Neste caso, não é culpa da dica.

    • Legal a dica. Dizem que vinagre misturado ao bicarbonato ajuda. Só há um problema técnico na explicação da origem do problema. Essas manchas não são causadas por chuva ácida, mas sim por mini formações de sal de cálcio ao secar as gotas de água, tal e qual seu aquário com água muito alcalina. Por que bicarbonato remove eu não sei, mas funciona. Abraços


    Leave a reply