Pular para o conteúdo

De uns dias para cá, alguns usuários do Debian Squeeze (Debian 6.0.3) devem ter notado que, ao utilizarem o Firefox (Iceweasel), receberam mensagens solicitando que a versão do mesmo fosse atualizada. Um exemplo clássico é o GMail, que alterou a sua interface e não convive bem com o Iceweasel 3.5, como pode ser visto na figura a seguir.

Obs: Para quem não sabe, em curtas palavras, sem contar muita história, Iceweasel é o nome do Firefox no Debian.

Uma solução para ter um Firefox mais moderno é instalar a versão existente no Debian Testing (Wheezy). Atualmente, o Debian Testing conta com o Iceweasel 7 (o Unstable já conta com a versão 8, que estará disponível em breve no Testing). Mas não basta instalar esse Firefox e não atualizá-lo. Também creio que as pessoas que usam o Debian Stable (Squeeze) não queiram fazer um upgrade total para o Testing. A solução é controlar tudo pelo arquivo /etc/apt/preferences.

Inicialmente, edite o arquivo /etc/apt/sources.list e adicione como últimas linhas:

deb http://ftp.us.debian.org/debian/ wheezy main
deb http://security.debian.org/ wheezy/updates main

Para forçar o sistema a reconhecer os novos repositórios, execute:

# apt-get update

Depois, edite (ou crie) o arquivo /etc/apt/preferences e coloque como conteúdo:

Package: *
Pin: release a=stable
Pin-Priority: 600

A configuração anterior previne que o Wheezy, por ser mais novo, seja utilizado por default para para instalações de pacotes ou atualizações. Cada repositório possui um peso que, por padrão, é 500. Assim, se os repositórios do Stable e do Testing tiverem o mesmo peso, os pacotes do Testing sempre serão instalados, uma vez que são mais novos. Colocando um peso de 600 para o Stable, teremos que especificar o Testing, no comando apt-get, com a chave -t, sempre que quisermos utilizá-lo. Ainda, nas linhas anteriores, caso você deseje citar a release pelo seu codinonome (lenny, squeeze, wheezy), utilize n= em vez de a=. Exemplo: n=squeeze.

É chegada a hora da instalação. Se você emitir um apt-get comum, nada ocorrerá. Exemplo:

# apt-get install iceweasel

Mas, citando a release, instalará o pacote desejado:

# apt-get install -t testing iceweasel

ou

# apt-get intall -t wheezy iceweasel

É normal a instalação de outros pacotes que são requeridos para o correto funcionamento do Iceweasel na versão existente no Testing. Ainda, o Iceweasel não possui pacotes recomendados, que são elementos extras que são instalados por default. Mas, se houvesse, seria possível evitar a instalação dos recomendados com –no-install-recommends. Exemplo:

# apt-get install -t testing --no-install-recommends iceweasel

Feliz novo Firefox!

1 comentário em “Firefox 7 ou 8 (Iceweasel) no Debian Squeeze”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 6 =