Pular para o conteúdo

Hoje um servidor rodando Squid como proxy de forward parou aqui no trabalho. Como sempre, a primeira coisa que fiz foi analisar a situação de uso de disco e de memória. A memória virtual (RAM + swap) estava 100% lotada. O MRTG existente na máquina mostrava um uso crescente de RAM que começou há poucos dias.

Após explicar a situação para o meu chefe, resolvi atualizar tal servidor de Lenny para Squeeze, pois considero que este já esteja maduro para um servidor interno. Na verdade, desconfiei que o Squid estivesse com algum problema na versão que eu estava usando.

A primeira ação foi atualizar o kernel de 2.6.26 para 2.6.32 (Lenny para Squeeze). Isso é necessário para que o udev seja atualizado corretamente durante um apt-get dist-upgrade. Depois de atualizar o kernel, reiniciei a máquina para que a mesma passasse a utilizá-lo. Aí veio a minha surpresa. A máquina, que já estava no ar há mais de 200 dias, ao subir, não conseguia ler o 2º HD. Nesse HD eram guardados os logs do Squid. Dedução: por não conseguir escrever os logs em disco, a máquina os manteve em memória, lotando-a.

Em determinados momentos, de uns dias para cá, notamos também uma certa lentidão no acesso às páginas da Internet. Era isso também. O sistema operacional estava tentando, sem parar, acessar o segundo disco. Em consequência, isso diminuiu muito a performance de acesso ao disco principal, onde encontra-se o cache do Squid.

Espero que esse relato seja útil.

Abração a todos e Feliz Natal!!!!

5 comentários em “Squid: disco com defeito causou enchimento de memória”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =