Pular para o conteúdo

Isso que vou falar agora é a coisa mais “manjada” no mundo da informática. Parece ser algo meio óbvio e muito conhecido por todos. Mas, neste mês de janeiro, me convenci que não é bem assim. Poucos usuários conhecem o truque para evitar que pendrives sejam contaminadas por muitos males (vírus) do Windows. Vários usuários ficaram espantados quando falei sobre isso. Então, quanto mais difundida a ideia, melhor.

Vou explicar a situação para quem não a conhece. Nos CD-ROM autoexecutáveis há um arquivo chamado autorun.inf. Esse arquivo, quando existente, é lido pelo Windows e tudo que há dentro dele é executado. A seguir, um exemplo de autorun.inf:

[autorun]
open=teste.exe
icon=figura.ico

Simples. O arquivo diz que deve ser executado o arquivo teste.exe e que o ícone a ser mostrado será o figura.ico. Então, se isto estiver dentro de um autorun.inf existente em um CD, quando este CD for inserido no leitor de CD-ROM, o teste.exe será executado.

Muitos vírus estão utilizando esse mecanismo para se disseminarem via pendrive. Quando o pendrive é inserido em um computador infectado, o vírus copia executáveis maléficos para esse pendrive e cria um arquivo autorun.inf que irá acionar o executável (que é o próprio vírus). Quando o pendrive for inserido em outro computador, o Windows desse outro computador lerá o autorun.inf e executará o vírus. Resultado: mais um computador contaminado.

Para isentar o seu pendrive desse tipo de mal, basta criar um diretório (conhecido pelos usuários Windows como “pasta”) com o nome  autorun.inf no pendrive. Assim, quando o vírus tentar criar o arquivo autorun.inf, não conseguirá porque já existe um diretório com o mesmo nome. Ele irá copiar os executáveis para o pendrive. Mas esses executáveis não serão inicializados por ninguém, uma vez que não há o autorun.inf.

Fica a dica para quem não conhece o tema. Hope this help!

2 comentários em “Como evitar vírus em pendrives”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + vinte =