Pular para o conteúdo

Muitas vezes temos acessórios que não funcionam nas portas USB de um computador mas funcionam em outros etc. O problema se agrava quando utilizamos HUBs USB. Acho que todos já passaram por isso.

O referido problema é causado pela quantidade de corrente (vulgarmente conhecido como “amperagem”) que as portas possuem. Essa corrente varia de computador para computador. Digamos que você tenha uma saída USB, na placa mãe, com 350mA e que essa porta tenha 3 conectores USB. Digamos que você conecte dois dispositivos que precisem de 200mA cada. O resultado é previsível: não vão funcionar juntos. Ou pior: digamos que a sua placa seja ruim e só forneça 200mA e você precise de 250 para um determinado dispositivo. Novamente não irá funcionar.

Há algumas soluções para isso, como cabo em Y, que usa a potência de duas portas USB.

Eu testei, com sucesso, um HUB com alimentação externa. Excelente. Um dos meus teclados preferidos não funcionava em quase nenhum PC (casa e trabalho) e, agora, estou digitando com ele. Veja a foto: Esse da foto pode ser adquirido no Mercado Livre, eBay, DealExtreme etc. No DealExtreme custa US$ 8.53. A fonte de energia tem 1A mas, se for o caso, acredito que você possa trocar por uma mais potente. Mas 1A, se comparado aos tradicionais 350 ou 450mA das placas atuais…

Os links são os seguintes:

http://dx.com/p/high-speed-7-port-usb-2-0-hub-with-vertical-stand-black-110-240v-ac-adapter-42750?item=111

http://dx.com/p/high-speed-7-port-usb-2-0-hub-with-vertical-stand-silver-110-240v-ac-adapter-42749?item=112

Uma outra solução, que eu não testei ainda, pode ser encontrada no eBay pela busca “usb power booster”. Um pequeno amplificador que promete elevar uma saída USB de 500mA para 2A. Veja a foto:

Espero que este post seja útil para quem precisar.

3 comentários em “Algumas coisas não funcionam na USB? Eis a solução.”

  1. Peguei um igualzinho da foto e não fez diferença. Vou construir meu próprio circuito. Os que eu encontrei quase nunca consigo encontrar a informação sobre a corrente que ele trabalha na saída. Até encontrei um só que custa muito caro. Para fazer fica baratinho. Mesmo assim valeu pela dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =