- Eriberto Blog - http://eriberto.pro.br/blog -

Adote um Software Livre abandonado

Tweet [1]

Uma das grandes afirmações da filosofia do Software Livre é que você pode ajudar em um código ou, até mesmo, fazer um trabalho que dele derive.

Como mantenedor Debian, um dos maiores problemas que vejo no mundo livre é o fim de linha ou o abandono de programas úteis para a comunidade mundial. Você que é programador e é apaixonado por SL, já pensou em adotar um código abandonado? Adotar um desses programas lhe traria os seguintes benefícios:

Uma das formas de encontrar um código abandonado que lhe interesse é pesquisar em grandes repositórios, como o SourceForge [2] ou GitHub [3], observando as datas das últimas atualizações dos programas. Em seguida, você deve escrever para o autor, perguntando sobre o desenvolvimento do código e especulando se ele pretende dar continuidade. A seguir, em função da resposta, você pode anunciar que quer cuidar do código desde já ou, se achar melhor, você pode fazer um fork com um nome similar. Exemplo: xyzfaztudo vira xyzfaztudo-ng ou xyzfaztudo-up ou faztudo-rob (se seu nome for Roberto, por exemplo). Ou pode usar um nome totalmente diferente. Também é válido.

Uma outra forma de encontrar bons códigos abandonados é olhando a relação de pacotes órfãos no Debian, disponível em https://www.debian.org/devel/wnpp/orphaned_byage [4]. Muitos desses pacotes estão órfãos porque os desenvolvedores dos respectivos programas abandonaram o projeto por algum motivo. Então, em diversos casos, sem o programa atualizado pelo desenvolvedor, torna-se impossível manter o pacote em qualquer distribuição que seja. Dois bons exemplos são:

Gostou da ideia? Então, deixe aqui o seu comentário, dizendo qual projeto você adotou ou, até mesmo, passou a integrar.

[]s