- Eriberto Blog - http://eriberto.pro.br/blog -

Teclado ABNT2 convencional mas sem numpad – Eu fiz o meu!

Tweet [1]

Observação importante, escrita em 15 de março de 2012: pessoal, está havendo uma certa dúvida sobre o porque desse teclado e não um compacto comercial. É porque são diferentes. Por favor, antes de tudo, leiam lá em baixo a minha resposta para o Marcos e entenderão. É uma das primeiras. Obrigado!

Adiantando o resultado final

Eis o meu tão sonhado teclado sem numpad:

A história

Há cerca de um ano, eu publiquei um post que, na verdade, pedia socorro. Por uma questão de conforto e pouca ocupação de espaço eu precisava de um teclado igual a um convencional mas sem a parte numérica. O referido post foi o Preciso de teclado similar ao convencional mas sem numpad [2]. Esse post fez relativo sucesso. Não pelo número de comentários, mas pelo número de visitas que recebe até hoje.

Nunca encontrei o tão almejado teclado. Cheguei a escrever para uns 30 fabricantes, no mundo todo, pedindo que produzissem o teclado. Mas nada aconteceu. Na mesma época, tive a ideia de serrar um teclado mas tive um problema: ao desmontar um, descobri que a membrana interna não podia ser cortada, pois fazia parte de um conjunto. Uma opção seria dobrar por debaixo do teclado. Mas surgiu outro problema: o circuito de controle e de leds, que geralmente fica na parte direita, teria que ser dobrado para baixo do teclado e isso não daria certo. Desisti da cirurgia. E o tempo passou…

De repente, eu vi a luz…

Semana passada, quase um ano depois, andando pelo Supermercado Extra, não pude deixar de observar um teclado da marca Bright. Modelo 0014. Abaixo, uma foto dele:

Observe no topo da imagem que os leds e, consequentemente, o circuito de controle não ficam acima do numpad, como ocorre na maioria dos teclados. Eles ficam deslocados para a esquerda, um pouco acima da área que contém o Home, Delete, Page Up etc. Então, daria para serrar o numpad e dobrar a membrana com facilidade. Não pensei duas vezes. Comprei o teclado.

Algumas características do 0014:

Agora, uma foto da etiqueta que pode ser encontrada no fundo do teclado:

Serrando, colando, construindo…

Ao chegar em casa, retirei todos os parafusos e desmontei o teclado. Agora, vou começar a narrar em fotos todo o procedimento. A ideia é cortar um pouco para dentro do numpad para não danificar a área de controle (que contém os leds), exatamente na linha vermelha mostrada abaixo:

Agora, veja o passo a passo. Se precisar, clique nas figuras para ampliar.

O teclado Dell

No dia seguinte, depois de fabricado o meu teclado, fui a um outro mercado (Atacadão) e, observando os computadores dos caixas, notei que existem teclados Dell com o mesmo formato. É bem provável que o Bright seja uma cópia. Veja:

Bem, esse não é ABNT2 e a Dell não vende teclados separados de computadores no Brasil. Mas no Mercado Livre está cheio de teclados Dell  (e ABNT2). Custam de R$ 13,00 a R$ 30,00. Já comprei o meu e estou esperando chegar para fazer a experiência. Ele deve ser mais suave. Fica a dica!

Ah, existem outros teclados com esse layout. Procurando por keyboard nas imagens do Google, encontrei um Genius. Na verdade, agora eu quero um com teclas iluminadas. Que tal me ajudar a encontrar?

Este post deve gerar muitas ideias em muitas pessoas. Então, não exitem em escrever os seus comentários logo abaixo.

Espero que aproveitem este post.

[]s

Atualização em 25 mai. 2012

Mais uma opção de teclado para corte: http://www.dealextreme.com/p/mcsaite-usb-wired-105-key-keyboard-black-102cm-cable-111573 [32].

[33]