Imprimir post Imprimir post
 

Sempre tem um mané com wireless sem senha. Basta usar!

Posted by Eriberto on out 25, 2011 in Internet, Rede, Segurança, Vida e Curiosidades |

Wireless sem senha: quem é o mané?Uma realidade…

Bem, creio que para muita gente não seja novidade que diversas pessoas deixam seus roteadores wireless com a configuração com a qual vieram de fábrica, ou seja, sem senha ou segurança nenhuma. Isso permite que, por exemplo, paremos o nosso carro ao lado de um prédio e comecemos a navegar na Internet. Quem é que nunca fez isso?

Quem é o mané?

Agora pense… Imagine que uma pessoa mal intencionada disponibilize um acesso wireless sem senha para a Internet e que você e um monte de outros seres humanos passem a utilizá-lo. Imagine também que essa pessoa grave todo o tráfego que passa pelo roteador wireless usando um computador acoplado ao mesmo e um tcpdump, por exemplo. Ainda, vislumbre a possibilidade desse tráfego conter as suas senhas que não estejam protegidas por sistemas com criptografia, além de dados pessoais… Tudo isso, a partir de agora, estará nas mãos de alguém que você nunca viu e nem verá… E o pior: no caso da maioria dos usuários, a senha de e-mail é a mesma da conta bancária etc.

Depois de todo esse raciocínio, responda: quem é o mané nessa história???

Bem, há tempos estou para escrever este post simples. Mas como citei esse fato em uma palestra hoje, fiquei inspirado. 🙂

Só para fechar, há a possibilidade de utilizar uma VPN para garantir que os seus dados irão trafegar com segurança. Mas, quem é que sempre tem um gateway VPN prontinho para ser utilizado???

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

11 Comments

Everson
out 29, 2011 at 2:49 pm

Eriberto,
Ótimo post, simples, objetivo, direto! Abraço!


 
Eriberto
out 30, 2011 at 7:00 am

Obrigado Everson.

[]s


 
Emersom
jan 8, 2012 at 8:32 pm

Olá, mestre Eriberto!

Não dá para generalizar e chamar todo mundo que se encontre em uma situação assim de “mané”. Imagine que uma pessoa laica na área wireless contrate os serviços de um técnico de informática enrolão (vigarista) e instale a rede wireless com todas as configurações padrões. Seria justo chamar a vítima de mané?

Abraço


 
eriberto
jan 9, 2012 at 3:35 pm

Emersom, acho que você não entendeu direito o post… Não é isso que está dito lá…

[]s


 
MIchael
mar 11, 2012 at 4:22 pm

Cara sempre pensei sobre isso. Redes de shopping eu n confio(n sei se tem fundamento mas…) imagine rede aberta. Acho que é válido quando vc tah com com algum notebook e precisa de internet pra resolver algo. Mas ultimamente n é tão fácil achar uma rede aberta.

Uma dúvida, existe algum software gratuito que criptografe minha conexão?
E o receio com wi-fi de shopping é infundado?


 
Eriberto
mar 11, 2012 at 5:36 pm

Michael,

Qualquer wireless público é perigoso. Você não sabe o que o pessoal da TI do shopping pode estar fazendo. Uma solução é utilizar uma VPN. Mas isso é uma solução mais complexa. Enfim, não é muito simples. A não ser que você esteja usando um site com https. Neste caso, pode ir em frente.

[]s


 
Robson Nascimento
abr 25, 2012 at 10:41 am

Eriberto, parabéns pelo blog, virei fã.
Fica aí o alerta para os menos informados. Todo cuidado é pouco para configurar sua rede sem fios.
Obrigado. Robson


 
Rafael Brandt
maio 2, 2012 at 1:14 pm

Eriberto…

Cara eu nunca tinha pensado por esse lado, uma otima dica muito bom mesmo.
Sempre que fico em hotel utilizo wirelles. e como vc disse esse lance de segurança é paranóico mesmo. Nunca sabemos quem são as pessoas que estão por traz do TI e quais as suas intençoes


 
Fabiano
set 5, 2012 at 10:22 am

é pessoal, eu já tinha pensado nisso. Eu só uso rede aberta assim, quando utilizo sites em https. Excelente Post Eriberto!


 
Eriberto
set 5, 2012 at 10:28 am

Grato Fabiano!


 

Reply


CAPTCHA Image
Reload Image

Copyright © 2019 Eriberto Blog All rights reserved.
desk-mess-mirrored v theme from BuyNowShop.com.