Imprimir post Imprimir post
 

Debian Squeeze foi estabilizado nesta madrugada… Migrando!!!

Posted by Eriberto on fev 6, 2011 in Debian, Linux, Sistema Operacional |

Bem, como muitos já devem saber, depois de cerca de 2 anos de trabalho, o Debian Squeeze foi finalmente estabilizado. A nota de lançamento, escrita por Meike Reichle, pode ser encontrada aqui.

Trata-se de uma versão moderna, cheia de pacotes (cerca de 10.000 a mais do que o Lenny, o seu antecessor) e novidades, ajustada aos mais exigentes hardwares da atualidade. São suportadas nove arquiteturas e a grande novidade são as imagens com kernel FreeBSD. Leia a nota de lançamento para maiores detalhes.

O lançamento foi cheio de mistérios e, ao mesmo tempo, extremamente interativo, sendo este um fato inédito. Cada passo que ocorria era divulgado no IRC e no Twitter oficial do Debian. O mistério era dado pelo anúncio de uma “surpresa” aos usuários. Essa surpresa já está pronta e disponível: o novo site do Debian. Tudo foi reformulado. A aparência atual é moderna e agradável.

A migração de Lenny para Squeeze

A migração de Lenny para Squeeze requer um cuidado especial. O sistema UDEV precisa do Kernel 2.6.32 para ser atualizado. Então, o referido kernel deverá ser instalado e ativado antes da migração definitiva. Siga os passos:

  • Edite o arquivo /etc/apt/sources.list e altere as palavras lenny para squeeze.
  • Execute o comando # apt-get update.
  • Execute o comando $ apt-cache search linux-image | grep meta e escolha o melhor kernel para você. Geralmente será linux-image-686 (I386-32 até 3 GB RAM), linux-image-686-bigmem (I386-32 com 4 ou mais GB RAM) ou linux-image-amd64 (I386-64).
  • Atualize seu o kernel. Exemplo: # apt-get install linux-image-amd64
  • Reinicie o computador para que o mesmo passe a utilizar o novo kernel.
  • Atualize o seu sistema com o comando # apt-get dist-upgrade.
  • Para as diversas situações e mensagens do sistemas, siga os mesmos procedimentos utilizados na migração de Etch para Lenny, descritos neste artigo no meu Wiki.
  • Pronto! Bem vindo ao Squeeze!!!

The next step…

Bem, é isso. Parabéns Squeeze! Seja bem vindo. Agora, começa a maratona Wheezy, que é o testing atual. Veja algo sobre ele neste post.

Para fechar, tenho muito orgulho de manter alguns pacotes no Debian. Veja-os aqui. É um pouquinho de mim dentro desse maravilhoso sistema operacional. Puro amor. Horas de dedicação de forma gratuita. Já pensou em fazer o mesmo???

“Debian: o maior projeto de Software Livre do planeta!”

Obs: este é o meu post número 100!

Tags:, , , ,

16 Comments

Diego
fev 6, 2011 at 9:25 pm

Olá Eriberto, alguma dica para migrar um PDC Samba do Lenny pro Squeeze ?


 
Eriberto
fev 6, 2011 at 10:21 pm

Olá Diego,

Siga os procedimentos descritos no endereço de Wiki que citei. Procure por “diff”.

[]s


 
kretcheu
fev 7, 2011 at 12:16 pm

Eriberto,

sugiro incluir um cuidado que costumo tomar e acredito ajudar bastante na migração:

1. Atualizar o lenny
– aptitude update
– aptitude safe-upgrade
– aptitude full-upgrade (se necessário)

2. dai sim mudar o sources.list e iniciar a migração.

[]’s
kretcheu


 
cleiton alves
fev 8, 2011 at 5:11 am

Eu atualizei o meu apartir do antiX que é baseado no debian testing , funcionou de boa ,so algumas coisas tiver que sanar , como o pen drive que não montava , coisas simples nada como uma modificação no /etc/fstab e um mount .
Agora removi o kernel antigo do antiX que era o 2.6.32 , e instalei o 2.6.37 liquorix ate agora esta funcionando de boa.

abraços


 
Lex Aleksandre
fev 8, 2011 at 10:50 am

O Debian está cada vez melhor!

Atualizando o Debian Lenny para o Squeeze. http://goo.gl/XuMt5
Sources.list para o Debian Squeeze. http://goo.gl/X2QPz
Multimídia no Debian Squeeze. http://goo.gl/5wtLy


 
cleiton alves
fev 10, 2011 at 7:39 am

Bom dia pessoal , passando so para complementar meu post, tinha feito aqueles procedimentos acima e instalei o kernel 2..6.7 liquorix que seria um kernel otimizado , so que com o tempo , minha maquina apresentou problemas , os modulos do kernel nao carregavam adequadamente, apresentava um bug do kernel , sendo assim voltei para o kernel original que eu usava 2.6.32 assim voltou tudo ao normal.


 
cleiton alves
fev 11, 2011 at 7:34 pm

Boa noite , Eriberto gostaria de perguntar para voce qual é os procedimentos para entrar no time debian forense ?desde ja agradeço retorno .
abraços


 
Robson
fev 16, 2011 at 8:01 am

Caro eriberto como você muito fã do Debian, pela sua simplicidade e facilidade de lidar com a instalação de pacotes. Deixa tirar uma dúvida no meu repositorio interno aqui na escola preciso alterar alguma coisa para receber os pacotes do debian squeeze, pois quando fiz a configuração não coloquei o nome do sistema mas sim stable. Parabéns pelos seus post tem ajudado muito a melhorar minha aula.
Fiz seu experimento de invasão monitorada já tenho bastante arquivos com dump de memória, depois vou disponibiliza-los, só que ao inves de uma máquina virtual fiz com um pc com 128Mb de memória, fica ligado direto. Preciso é começar a escrever sobre o projeto.
Um ele com meus alunos para aulas de invasão e analise de servidor, pelo menos assim não corro o risco deles invadirem algum servidor de terceiro e causar algum dano.


 
Eriberto
fev 16, 2011 at 10:25 am

Olá Robson,

Você pode usar stable, dá na mesmas.

Parabéns pelos experimentos. Quando disponibilizar os dumps, me avise por favor. Vou referenciá-los no meu wiki.

[]s!!


 
Eriberto
fev 16, 2011 at 10:31 am

Olá Cleiton,

O time de forense lida com empacotamento e procedimentos de forense. Os seus sites são:

https://alioth.debian.org/projects/forensics/
http://forensics.alioth.debian.org/

Bem, você deverá apontar algo na Internet que comprove o seu trabalho e também empacotar algo ligado à forense. Depois disso, poderei indicá-lo para o grupo.

Tem um módulo muito interessante, que é o fmem. Seria um bom pacote. Mas há outras ferramentas que precisam ser empacotadas. A relação está aqui: http://wiki.debian.org/DebianForensics/TODO. Poderei revisar o seu pacote antes de você submetê-lo ao grupo (utilize http://mentors.debian.net para disponibilizar o pacote pronto).

Abraços!


 
Luciana Silva
mar 11, 2011 at 9:33 am

Posso atualizar um servidor web com o Debian com estas mesmas instruções?
Conhece alguma peculiaridade?


 
Eriberto
mar 11, 2011 at 10:02 am

Sim Luciana. É para isso mesmo. Já atualizei vários aqui.

[]s


 
Rafael Assunção
jul 20, 2011 at 4:48 am

Como faço para atualizar do squezee para o wheezy?


 
 

Reply


CAPTCHA Image
Reload Image

Copyright © 2020 Eriberto Blog All rights reserved.
desk-mess-mirrored v theme from BuyNowShop.com.