- Eriberto Blog - http://eriberto.pro.br/blog -

FISL 11: uma prévia das minhas palestras

Tweet [1]

Hoje cedo, por volta das 06:30h, quando acabei de editar uma das duas palestras que vou ministrar aqui no FISL, postei no Twitter (http://twitter.com/eribertomota [2]) que ia tentar dar um overview sobre as mesmas hoje no meu blog. Então, farei isso agora.

Ambas as palestras ocorrerão no dia 23 de julho de 2010 (amanhã). Uma será às 10h e a outra às 20h.

Palestra 1

Análise e controle de tráfego em redes TCP/IP com tcpdump

23 de julho, 10h, sala 41E (fisl 6)

Nesta palestra vou mostrar a importância dos gerentes de rede conhecerem protocolos, encapsulamentos e modelo OSI. Isso é essencial para quem precisa encontrar problemas que envolvem o bloqueio de tráfego ou mau funcionamento. Serão mostrados os conceitos básicos sobre IP, TCP, UDP e ICMP. Com a ferramenta tcpdump aplicada nos pontos corretos, será possível descobrir erros de configuração em roteadores, pontos de bloqueio em firewalls e até mesmo cabos com defeito.

Uma palestra ESSENCIAL para que administra uma rede. Vários tráfegos capturados com tcpdump serão exibidos e explicados. São tráfegos relativos aos problemas que ocorrem no dia-a-dia. Até mesmo mensagens ocultas emitidas por bancos de dados sobre problemas de conexão serão tratadas na palestra.

O sumário a ser utilizado:

Dois exemplos de ideias que serão tratadas:

A palestra estará disponível para download, a partir das 23h de hoje, em http://www.eriberto.pro.br/palestras [3].


Palestra 2

Gerenciamento de memória virtual no Kernel Linux

23 de julho, 20h, sala 41C (fisl 3)

Esta palestra mostrará como funciona o sistema de gerenciamento de memória no Kernel Linux. Será tratado o esquema básico de funcionamento da memória virtual (RAM + Swap). Algumas experiências práticas mostrarão, ao vivo, a memória em ação.

É fato que grande parte dos usuários não sabem analisar o uso da memória. Isso já começa pela correta interpretação do resultado do comando free. Observe:

eriberto@cygnus:~$ free -m
 total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          2015        974       1040          0         53        632
-/+ buffers/cache:        288       1726
Swap:          399          0        399

No resultado anterior, qual o total de memória livre? Bem, garanto que não é 1040 MB. Mas para chegar ao resultado correto, é necessário saber conceitos como buffer-cache. Também serão abordados aspectos sobre o funcionamento do polêmico swap.

O sumário a ser utilizado:

Dois exemplos de ideias que serão tratadas:

A palestra já está disponível para download em http://www.eriberto.pro.br/palestras [3].