Pular para o conteúdo

Hoje eu e o meu amigo Mota tentamos instalar uma unidade de fita HP no Debian Etch com kernel 2.6.18-6-amd64. A mesma não funcionou. A solução mais óbvia parecia ser trocar o kernel por um mais recente. Assim sendo, alteramos o /etc/apt/sources.list, inserindo o repositório testing. Daí, instalamos o pacote linux-image-2.6.24-1-amd64 e voilà! Funcionou perfeitamente.

O interessante desta solução foi que nenhum pacote adicional foi instalado junto com o novo kernel. Como o kernel sempre será um elemento confiável (até que se prove o contrário), a estabilidade do Debian Etch (stable atual) não foi abalada.

Um efeito colateral: a placa de rede gigabit Broadcom 5708 (malditas broadcom!!!) parou de funcionar com o novo kernel. Soluções: espetar uma gigabit Intel ou compilar o driver da Broadcom. Achei dicas neste blog: http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2294. Apenas como teste, compilei sobre o kernel antigo (2.6.18). Quando fui fazer no kernel novo, notei que uma pancada de pacotes testing seriam instalados para eu poder ter o linux-header-2.6.24-1-amd64 (pré-requisito normal em uma compilação de módulos). Como o meu amigo teve que ir embora mais cedo e o servidor é dele, resolvi esperar até amanhã para decidirmos o que fazer. Particularmente, acho que os novos pacotes não vão influenciar tanto, pois são pacotes muito comuns.

Se tudo der certo e funcionar legalzinho, penso em empacotar o driver da placa de rede para o Debian Lenny. Ainda não vi se alguém já está fazendo isto. Aliás, tenho que revisar meus pacotes, pois o Lenny está para congelar e vou terminar ficando de fora se não tomar vergonha na cara…

2 comentários em “Unidade de fita HP Ultrium 448 no Debian Etch”

  1. fala Eriberto… acho que tenho uma máquina igual essa sua aí.. ehehehe referente a fita dat ali, fui mexer nela agora pra colocar pra funcionar e vi que só tinha suporte ao red hat e o suse… miô pensei né… ainda bem que lendo esse post vi que tem uma luz no fim do tunel… quanto a fita dat depois do kernel atualizado.. funciono belezinha aí ? nessa mesma máquina estou usando o xen também…

    vou atualizar aqui também e ver oque vai dar… provavelmente vou passar trabalho com a placa de rede tbm.. pois eh a broadcom.. mais tenho uma intel extra..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =